• Fernand Lodi

Circuito Comunidade homenageia mulheres e mães de Ipatinga



Mais de 33 mil pessoas já foram alcançadas com as atrações culturais itinerantes desde que o programa foi lançado


O Circuito Comunidade - Especial Dia das Mães - marca o primeiro ano de lançamento do programa em Ipatinga.


Realizada pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a ação teve início em maio de 2020 como uma alternativa para levar atrações culturais e alegria até as casas das pessoas, pelas ruas das comunidades onde a Usiminas atua, em função da pandemia.


O Circuito Comunidade já alcançou mais de 33 mil pessoas, arrecadou 1 tonelada de alimentos não perecíveis, doados a entidades do Vale do Aço, e distribuiu mais de 6 mil mudas de árvores onde o projeto foi realizado.


No próximo domingo (09/05), das 9h às 11h, o Circuito Comunidade vai homenagear as mulheres e as mães de Ipatinga com o Sarau Itinerante - Poesia em Casa.


Os atores Luzia di Rezende e Marrione Warley vão circular a bordo do minitrio elétrico pelos bairros Caçula e Jardim Panorama, declamando poesias sobre mães, mulheres, cuidado, amor, saudade e esperança.


A ação frisa um dos objetivos norteadores das atividades do Instituto Usiminas, que é a diversidade, promovendo a valorização da mulher e a busca pela igualdade de gênero.


Para a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, o Circuito Comunidade do mês de maio tem um significado especial.


“Lembramos com emoção da nossa primeira atração com o minitrio elétrico circulando por Ipatinga, permitindo alcançar o nosso público com cultura e arte, com segurança e, ainda, homenageando as mães. Queremos, mais uma vez, abraçar as mães de Ipatinga, tornando a data mais especial, mesmo neste momento ainda bastante delicado”, comenta Penélope.


Homenagem virtual


Pelas redes sociais, o Instituto Usiminas exibe o conteúdo musical “Homenagem às mulheres, com Nega Agna”, na próxima sexta-feira (07/05).


Em vídeo, a cantora e atriz mineira vai apresentar canções compostas por mulheres importantes no cenário musical mundial, como: Elis Regina, Marisa Monte, Nina Simone, entre outras. A proposta de Nega Agna é dar ênfase à história e à força da mulher no meio musical.


O conteúdo será disponibilizado pelo Instagram (@institutousiminas) e pelo Facebook do Instituto Usiminas (facebook/InstitutoUsiminas).