top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Conservação do solo: uma prática do dia a dia da CENIBRA



Terras da CENIBRA são referência na conservação dos solos


O solo é a base da produção de alimentos e fibras para consumo. Tem a função de sustentar construções e estradas, é a casa de muitos organismos, fornece materiais para construção, cicla nutrientes, sequestra CO2 da atmosfera contribuindo para reduzir o efeito estufa, purifica e armazena água, entre outras.


Se nas áreas de cultivo ele não for bem manejado ou estiver degradado, vários prejuízos podem ocorrer. Para um bom manejo do solo, a CENIBRA adota diversas técnicas em seu processo de produção de madeira.


Entre as ações adotadas pela Empresa estão: o plantio durante todo o ano, adubação equilibrada e controle de plantas daninhas, proporcionando um rápido estabelecimento do plantio e evitando que o solo fique desprotegido de cobertura vegetal, responsável pela redução do impacto direto da chuva e redução do escoamento da água; não é permitida a queima como prática de limpeza de área; na colheita, são levadas apenas a madeira para a Fábrica, deixando no campo as folhas, galhos e a casca para que o resíduo sirva de nutrientes e de cobertura do solo; é proibida a catação de resíduos nas áreas, pois eles são importantes como fonte de nutrientes e para a conservação do solo e água; o tráfego das máquinas é realizado em cima do próprio resíduo da colheita, principalmente a casca.


Em relação à construção e manutenção de estradas não pavimentadas, a CENIBRA segue o procedimento operacional voltado para a conservação do solo e água, e a trafegabilidade das estradas.


Outra excelente prática conservacionista é o preparo mecanizado do solo, com a subsolagem no sentido contrário ao escoamento da água, pois além de reduzir o potencial de erosão das áreas de plantio, ajuda a reverter a compactação do solo. Essa prática possibilita a infiltração da água da chuva e o abastecimento do lençol freático.


Dia Mundial do Solo


A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) definiu o dia 5 de dezembro como o Dia Mundial do Solo.


A data é uma forma de chamar a atenção da população para o tema e demonstrar a preocupação com a conservação do solo. Em 2019, o tema foi “Pare a erosão dos solos, salve nosso planeta”.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page