• Fernand Lodi

Consul Divulga os Bons Resultados de 2020



A Cooperativa distribuirá aos cooperados 1 milhão e 650 mil reais


A distribuição das sobras, que equivale ao lucro de empresas comerciais, no valor de 1 milhão e 650 mil reais, foi aprovada pela Assembleia nesta semana e estará à disposição dos cooperados a partir de julho, na forma de vales compras.


No cooperativismo o resultado positivo é distribuído proporcionalmente aos cooperados em melhorias, aperfeiçoamento dos empregados, expansão e construção de novas unidades, entre outras demandas, visando a perenização da Consul, conforme critérios definidos na assembleia geral.


Bons resultados


Segundo o presidente da Consul, Adilson Suda, esse bom desempenho é devido a vários fatores como a política da cooperativa de disseminar lojas mais perto do cliente, a reorganização administrativa financeira e sobretudo à fidelização dos cooperados, que compram e movimentam os supermercados.


Suda informa que serão ampliadas as lojas do Ideal e do Cariru, o que já está em andamento, proporcionando mais espaço e mais conforto às pessoas que ali realizam suas compras.


Da mesma forma, a loja do Via Illuminata Mall será duplicada visando atender cada vez melhor ao público da região. Também a loja do Quitandinha ganha melhorias, ampliação da loja e brevemente uma adega.


A novidade vem por conta da nova loja do Bom Retiro com 1.600 m2 de área construída e 3 mil m2 de estacionamento. Uma loja completa que contemplará principalmente os moradores dos bairros Bom Retiro, Areal, Imbaúbas, Amaro Lanari, habituais clientes do Hipermercado do Shopping, que será desativado até o final do ano.


Suda esclareceu ainda que não haverá demissão dos empregados do Hipermercado, pois 90% serão absorvidos pela loja do Bom Retiro e os demais por outras unidades.


Infraestrutura


A obtenção de resultados sólidos, num ambiente desfavorável e de pandemia foi possível devido à rigorosa política de contenção de gastos, reestruturação e modernização da gestão operacional, financeira e administrativa, inclusive com treinamento, profissionalização e valorização do corpo funcional através da meritocracia.


A concentração de esforços num só local foi possível com a alocação dos órgãos de direção e das gerências administrativa, financeira, operacional e marketing para o prédio do antigo cinema do Cariru, adquirido na gestão anterior.


Para ali foi deslocada a drogaria do Supermercado Cariru, localizado ao lado, que ganhou maior visibilidade e funcionalidade, liberando espaço para crescimento da área de vendas do referido supermercado.


Da mesma forma, outro espaço foi alugado para a cooperativa financeira Sicoob Vale do Aço, tradicional parceira da Consul, que ali instalou moderna agência.


Todo esse grande esforço gerencial tem como chave a estratégia de levar a Consul mais perto de seu cooperado, aliado a três pontos chave: qualidade, atendimento, mix de produtos.