Cuidado que transforma: touca inglesa gratuita evita queda de cabelo a pacientes oncológicos na Unimed Vale do Aço
- Fernand Lodi
- há 4 dias
- 2 min de leitura

Com o compromisso contínuo com o cuidado e a excelência, a Unidade de Oncologia da Unimed Vale do Aço promove autoestima e evita a queda de cabelo em pacientes oncológicos de forma gratuita através do uso da Touca Paxman.
A tecnologia tem uma taxa comprovada de até 80%, segundo estudos clínicos e atua por meio da técnica de resfriamento controlado do couro cabeludo, preservando os fios.
Para o Oncologista Clínico, Médico Cooperado e Responsável Técnico da Unidade, Dr. Thayles Moraes, a novidade representa um marco no cuidado oferecido às pacientes:
"Ter esse equipamento à disposição na Unimed Vale do Aço é de extrema importância, para as pacientes, tanto do ponto de vista emocional quanto estético. Oferecer essa tecnologia e a oportunidade de passar pelo tratamento com a redução do risco da queda capilar traz um conforto muito grande. Agora conseguimos entregar, além da qualidade dos medicamentos, uma ferramenta que oferece mais segurança e disposição para superar essa fase do tratamento."
A implementação da tecnologia também trouxe novos aprendizados para a equipe de enfermagem, que foi capacitada diretamente por representantes da Paxman. Camila Felix, Enfermeira da Unidade de Oncologia, destaca a relevância do equipamento no dia a dia: "O uso da touca tem sido um diferencial para os nossos pacientes, já que a alopecia é um dos sinais que mais impactam os tratamentos oncológicos.
Esse ganho é muito importante, porque o equipamento objetiva diminuir a queda de cabelo e já traz bons resultados. Como profissional, poder conduzir o tratamento com essa tecnologia é um diferencial enorme para o nosso conhecimento e prática."
Cada etapa do processo é cuidadosamente planejada, desde a avaliação inicial, passando pelas orientações de cuidados, até o ajuste personalizado da touca para a paciente.
A Enfermeira e Responsável Técnica de Enfermagem da Unidade – Natália Aguiar, reforça o impacto positivo dessa inovação: "A touca inglesa veio para agregar no tratamento do paciente oncológico, aumentando as chances de manter os fios, trazendo esperança às pacientes. Como profissional, é muito gratificante vivenciar esse cuidado e ser parte de um avanço importante em nossa unidade.”
A iniciativa é mais um exemplo de como a Unimed Vale do Aço investe em soluções inovadoras que respeitam a individualidade de cada paciente, oferecendo não apenas tratamento, mas também acolhimento, dignidade e esperança ao longo da jornada contra o câncer.
Tudo isso, sem custo adicional para quem precisa!