Quintal Literário leva literatura para quintais e aproxima comunidades do acervo cultural de Ipatinga
- Fernand Lodi
- 5 de set.
- 3 min de leitura

Ipatinga vai receber nos próximos dias uma programação especial com o projeto Quintal Literário, uma iniciativa do Hibridus Ponto de Cultura.
O projeto é realizado por meio do Acervo Hibridus – biblioteca comunitária, como proponente Christiane Juliana, e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pela Prefeitura Municipal de Ipatinga, por meio da Secretária de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel)".
Realizado com o propósito de transformar os quintais da cidade em espaços de encontro e convivência literária, o projeto abriu uma convocatória simples que permitiu que famílias e comunidades se inscrevessem para receber as ações.
A curadoria assinada por Luciano Botelho e Wenderson Godoi priorizou espaços fora dos lugares que habitualmente recebem produção artística, ampliando o alcance cultural para além dos circuitos convencionais.
Entre os locais selecionados estão a Fazendinha, no bairro Vila Celeste, o espaço Outeiros de Minas, na zona rural do bairro Tribuna, além de quintais nos bairros Iguaçu e Esperança.
O projeto ainda terá uma ação especial no Centro de Memória Usiminas (CMU), localizado no bairro Castelo, que abriga um dos mais importantes acervos de artes de Ipatinga. Nesse dia, haverá uma visita guiada ao acervo, em um gesto de aproximação entre comunidades e um espaço cultural de referência.
Para viabilizar essa participação, um ônibus gratuito será disponibilizado em parceria com o Instituto Usiminas, e a articulação junto às comunidades será feita por meio do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
A parceria com o Instituto Usiminas acontece também através da Biblioteca Central de Ideias, que apresentará ao público o seu programa de delivery gratuito de livros para associados: todas as terças-feiras, um “motoboy literário” busca e entrega exemplares solicitados por e-mail ou telefone, após consulta ao acervo online. Já a Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares participa do projeto com falas sobre sua atuação e com a doação de livros para a comunidade. Outra parceria fundamental é com a Livraria Leitura, que além doar exemplares de livros, oferecerá descontos especiais na aquisição dos livros que o projeto destinará ao público.
O Quintal Literário oferecerá rodas de leitura, oficinas e contação de histórias, reunindo famílias, crianças, jovens e idosos em atividades que fortalecem os laços comunitários por meio da literatura. Além disso, haverá a doação de 150 livros, incluindo obras de escritores locais e vouchers da Livraria Leitura, incentivando a continuidade do hábito da leitura após as atividades.
O projeto contará também com o lançamento de livros de autores locais, como a escritora Nadia Rocky, ampliando a visibilidade para a produção literária da região. E para completar o clima de acolhimento, em todos os encontros haverá pipoca quentinha gratuita para o público.
O Quintal Literário conta com uma equipe comprometida com a valorização da literatura e da cultura popular.
A coordenação é de Christiane Juliana Andrade Fontes, coordenadora do Espaço Hibridus.
A parte artística reúne nomes como Adriane Lima, contadora de histórias e arte/educadora e Nena de Castro, escritora, poeta e cronista, membro da Academia de Letras do Brasil. A equipe conta ainda com Luciano Botelho na Coordenação de Comunicação e Curadoria, Wenderson Godoi, também na Curadoria, Cênika Eventos na produção e Jany Francisca e Valéria Mendes na Equipe de Produção.
O Quintal Literário reafirma os quintais como territórios vivos de memória, troca e afeto, onde o livro e a palavra se tornam instrumentos de pertencimento e transformação social.
Ao optar por espalhar a literatura para espaços cotidianos e periféricos, e ao mesmo tempo conectar comunidades a espaços culturais de prestígio, o Hibridus reafirma sua trajetória de mais de duas décadas em defesa da cultura viva, da formação cidadã e da valorização das identidades locais.
Programação:
Sempre aos sábados, das 14h às 17h, em cinco quintais diferentes:
06 de setembro – Ulisses/Outeiros de Minas – Bairro Tribuna
13 de setembro – Ronaldo/Fazendinha – Bairro Vila Celeste
20 de setembro – Marcelo – Bairro Iguaçu
27 de setembro – Jeruza – Bairro Esperança
04 de outubro – Centro de Memória Usiminas
A programação completa estará no site do Hibridus Ponto de Cultura www.hibridus.com.br
Informações: 31 9 88879761
















































































