Dia de Cooperar 2025 – Unimed e Comitê das Cooperativas do Vale do Aço formalizam projeto em benefício da Ação Social SOS Família
- Fernand Lodi
- 2 de set.
- 2 min de leitura

Para celebrar o Dia C – Dia de Cooperar, na última sexta-feira (29/08) a Unimed Vale do Aço, junto do Comitê Intercooperativo do Vale do Aço: Unimed Vale do Aço, Cônsul, Sicoob Vale do Aço, Sicoob Cosmipa, Sicoob Copesita, Sicoob Credicom e Unicred Aliança, promoveram uma ação com as crianças e adolescentes da Ação Social SOS Família de Ipatinga/MG.
O Movimento
O Dia de Cooperar é um programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, iniciado em Minas Gerais em 2009, cujo foco principal é o incentivo ao voluntariado e aos impactos sociais transformadores nas comunidades.
Desde 2015, o Dia C foi cedido para a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras e hoje acontece em todo o Brasil, confirmando o compromisso das cooperativas na busca por um país mais justo, com melhores oportunidades para todos.
As milhares de ações voluntárias realizadas, ano após ano, fazem do Dia C o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil.
Os projetos idealizados por cada cooperativa são norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e mostram a face humana do setor, que atua em prol do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.
A Ação
Para dar início ao Projeto Recriar – Brincar para Recomeçar, o comitê levou à Ação Social SOS Família um dia muito especial de cuidado, esperança, diversão e muita alegria.
Na ocasião os dirigentes e representantes das cooperativas formalizaram a parceria para a realização do projeto junto as duas unidades da instituição, que tem por objetivo promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio da implantação de um espaço estruturado que uma brinquedoteca e sala de estudos, garantindo ambiente seguro, acolhedor e educativo, respeitando suas necessidades por faixa etária e assegurando os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A Tia Fran compartilhou conosco o sentimento em receber este projeto na instituição. “É inenarrável a nossa alegria em acolher o Projeto Recriar, algo que a gente vem batalhando há um tempo e hoje conseguimos abarcar o coração das cooperativas que entenderam a importância e nobreza deste trabalho que vai além do espaço pedagógico. O projeto insere vivências coletivas e individuais, apostando na infância com tudo o que ela precisa, todo o aparato, a SOS Família é muito grata.” Francislaine Faria – Psicóloga e Coordenadora da Unidade 2 do SOS Família.
Para encerrar o Dia C, as crianças e adolescentes da instituição, tiveram a oportunidade de brincar no América Park, um local com diversos trampolins, tirolesa, boliche, área kids com piscina de bolinhas e muito mais. Foi uma tarde leve e divertida.
“Como Unimed Vale do Aço, ficamos imensamente felizes em fazer parte deste projeto, que une forças das cooperativas do comitê do Vale do Aço, demonstrando que o Coop transforma realidades por onde passa.” Kátia Brito – Analista de Responsabilidade Social da Unimed Vale do Aço.
















































































