top of page

Em defesa da Mata dos Funcionários

  • Foto do escritor: Fernand Lodi
    Fernand Lodi
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura
ree

Moradores se mobilizam para impedir o desmatamento em Timóteo e moradores dos bairros no entorno


A comunidade do bairro Funcionários, em Timóteo/MG, está mobilizada para defender uma das áreas verdes ainda preservadas na região: a Mata dos Funcionários.


O espaço, que abriga diversas espécies de animais e cumpre papel fundamental no equilíbrio ambiental e climático do entorno, está sob ameaça.


O substitutivo do Projeto de Lei nº 4.605, apresentado em 14 de março de 2025, transforma a Mata de ZPA (Zona de Proteção Ambiental) em Zona Mista 3, permitindo atividades econômicas, construções e loteamentos.


A área, que pertencia à Aperam, foi recentemente vendida a um novo proprietário, que já estaria prestes a iniciar o processo de retirada da vegetação; o que comprometeria a biodiversidade local e a qualidade de vida dos moradores.


Segundo apurado, o impacto se estenderia até o Clube Campestre, afetando todo o ecossistema e expulsando a fauna que habita o local.


ree

Diante dessa situação, os moradores se uniram para pedir a intervenção do Ministério Público, buscando impedir o avanço do loteamento até que sejam avaliados os impactos ambientais e as medidas legais cabíveis.


Além da atuação jurídica, o grupo tem realizado uma mobilização comunitária e digital, convidando a população a apoiar a causa e fortalecer a defesa da mata.


A campanha pode ser acompanhada pelo perfil @funcionarios_2025. Por lá, são divulgadas atualizações e ações de engajamento.


Os moradores também lançaram uma petição pública on-line https://c.org/6qZSbjkMs4 para reunir assinaturas e pressionar os órgãos competentes pela preservação da área.


“A preservação de áreas verdes é essencial para manter o ar puro, regular o clima e evitar enchentes. Permitir o loteamento dessa região é abrir mão de uma proteção natural que beneficia toda a cidade”, afirma May, moradora que apoia o movimento.


Já Pedro, que viveu décadas próximo à mata, reforça o valor simbólico do lugar. “É um absurdo e uma grande irresponsabilidade mudar a lei para permitir o desmatamento. Isso vai na contramão de tudo o que o mundo defende hoje.”

 
 
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram

ESSENCIAL AR

FERNADO LODI - FOTO ELVIRA NASCIMENTO (8) (1)_edited.jpg

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

31 988543133

bottom of page