top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Empresas Usiminas encerram Semana do Meio Ambiente com série de iniciativas



Data foi marcada por ações como inauguração de viveiro de mudas, palestras e bate-papo com estudantes de escola pública


Para marcar o Dia Internacional do Meio Ambiente, comemorado no último dia 5, além de eventos internos, a Usiminas promoveu uma série de ações para as comunidades com foco, principalmente, na educação ambiental.


Entre as iniciativas, se destacaram a abertura de inscrições para a edição 2019 do Projeto Xerimbabo, que já contou com a participação de mais de 2,5 milhões de pessoas ao longo dos últimos anos e que oferece programação especial dedicada à fauna, à flora e à sustentabilidade.


Em sua 35ª edição, o Xerimbabo terá como grande novidade a atividade “Eu Vi um Passarinho”, uma oportunidade exclusiva que será dada aos participantes para observarem aves do Centro de Biodiversidade da Usipa (Cebus), localizado em Ipatinga.


Para participar da observação de pássaros ou das demais iniciativas da Ação Educativa do Instituto Usiminas como o “Aventura no Viveiro” e “Conhecendo a Usiminas”, escolas e pessoas físicas interessadas devem se inscrever por meio do telefone 31 – 98437.3330.


As ações estão previstas para ocorrer no período de junho a outubro próximo e demais informações podem ser obtidas no site do projeto www.usiminas.com/xerimbabo.


A Usiminas Mecânica, empresa de bens de capital localizada em Ipatinga, marcou a data com diversas ações para seus colaboradores e para a comunidade.


Para falar de reciclagem, a Cooperativa dos Catadores de Materiais Reciclados da Região Metropolitana do Vale do Aço (COOPCAVA) realizou a palestra “O papel do Agente Ambiental na construção da sustentabilidade”.


O objetivo foi conscientizar os participantes sobre como atitudes simples do dia a dia, como separar os resíduos e encaminhá-los para reciclagem podem trazer benefícios não só ambientais, mas também sociais e financeiros e assim contribuir na construção da sustentabilidade.


Em outra frente, alunos do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Única fizeram uma visita técnica à fábrica para conhecer o Sistema de Gestão Ambiental da empresa e os equipamentos de controle ambiental, entre eles a Estação de Tratamento de Efluente Sanitário (ETE) e a Central de segregação de resíduos recicláveis (Ilha Ecológica).


A comunidade pode participar ainda da ação “Recicla Pet” que teve como objetivo fomentar o descarte correto de resíduos e a reciclagem.


Na Soluções Usiminas, empresa do grupo especializada no segmento de transformação do aço, a data foi comemorada hoje (7/6) com a inauguração de um viveiro de mudas na unidade de Santa Luzia (MG), que além do apelo de conscientização ambiental, contribuirá para a recuperação de margens de rios.


A estrutura foi inaugurada com um lote inicial de cerca de 400 mudas de plantas, entre espécies ornamentais, frutíferas e de grande porte. Entre as destinações previstas para as mudas está a utilização em projetos regionais de recuperação de nascentes e recomposição de matas ciliares da bacia do Rio das Velhas, importante rio que corre ao lado da unidade da empresa, em Santa Luzia (MG).


Já a Mineração Usiminas (Musa), em parceria com empresa especializada em serviços ambientais, promoveu, entre outras ações, um bate-papo com os alunos da Escola Municipal João Gomes Ferreira, em Vieiras, comunidade localizada no município de Itatiaiuçu.


A instituição atende alunos na faixa etária entre quatro e 12 anos e, durante o encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de aprender sobre o reaproveitamento de recursos naturais e cultivo de plantas.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page