top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Escritora de Fabriciano promove oficinas gratuitas de leitura e escrita em escola pública



O Projeto Escrita Criativa atende cerca de 60 crianças da Escola Raimunda Coura, em Coronel Fabriciano, com atividades gratuitas de incentivo à leitura e escrita. O Projeto também vai realizar sarau literário, apresentação de espetáculo sobre autismo com o Grupo Gente do Céu e oficinas para pais e professores.

 

Apaixonada pelo universo dos livros, a escritora fabricianense Roberta Rocha iniciou oficinas gratuitas de incentivo à leitura e escrita para cerca de 60 crianças da Escola Municipal Raimunda Coura de Barcellos, no Caladinho, em Coronel Fabriciano.


A iniciativa faz parte do Projeto Escrita Criativa: Pequenos Escritores, aprovado pela Borboleta Editora na Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de Coronel Fabriciano.


Ainda estão previstas a realização de sarau literário, apresentação de espetáculo teatral e oficina para pais e professores.


A Oficina de Escrita Criativa atende duas turmas de 30 alunos do Ensino Fundamental, com dois encontros semanais que seguem até abril.


“Durante as aulas, as crianças são incentivadas a escrever histórias individuais e coletivas. Além disso, vão produzir livros artesanais - da capa aos textos e ilustrações”, adianta Roberta Rocha, que também é professora de História e atriz do Grupo Gente do Céu. 


As atividades são dinâmicas e utilizam ferramentas do teatro, criando um espaço de aprendizado lúdico. Outro diferencial é a participação do ator Jailton Laurindo.


“Estou muito feliz em fazer parte desse projeto. Viemos para a escola trazendo uma proposta diferente, que permite às crianças aprenderem brincando, se divertindo e viajando pelo mundo da fantasia que elas criam a partir da leitura e escrita”, comemora o ator do Gente do Céu. 


Sarau Literário


Como parte das ações do projeto, em maio será realizado o “Sarau Pequenos Escritores”, evento aberto aos alunos, professores e à comunidade.


Na oportunidade, o Gente do Céu vai apresentar o espetáculo “O Menino que queria voar”, baseado no livro homônimo de Roberta Rocha, publicado pela Borboleta Editora.


“Esta obra retrata o autismo, um tema atual que atravessa a vida de muitos pais, professores e crianças. Inclusive, foi inspirado no meu filho Raul, que vive no espectro autista”, revela a escritora. 


Durante o Sarau, os alunos participantes do projeto também vão apresentar suas histórias e livros artesanais produzidos durante a Oficina de Escrita Criativa, além de receberem o certificado de conclusão da atividade.


Outra ação prevista é a realização da oficina gratuita de escrita criativa para pais e professores, com oferta de 20 vagas. As informações serão divulgadas na escola e no Instagram @borboletaeditora.


Equipe


O Projeto Escrita Criativa é uma realização da Editora Borboleta, por meio da Lei Paulo Gustavo da Prefeitura de Coronel Fabriciano. Tem gestão e oficinas de Roberta Rocha, produção de Rômulo Amaral, fotos e social mídia de Teuller Morais, assistência de oficinas de Jailton Laurindo, vídeos de Jaydson Souza, design gráfico de Ruana Rocha e apoio do Grupo Gente do Céu. 

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page