top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Estudante da Univaço é eleita delegada na Conferência Municipal de Saúde Mental de Ipatinga



A Secretaria de Saúde ouviu a população para construir as propostas e elegeu 48 delegados para a Conferência Municipal que acontece em 30 de março.

A aluna do segundo período de Medicina da Univaço, Lívia Maria Soares Flávio, foi eleita delegada para a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental que acontecerá no dia 30 de março de 2022. Esta posição lhe dá direito de voto na conferência, sendo uma das responsáveis por aprovar projetos que serão levados para a conferência estadual.


As conferências, para conhecimento, cumprem um papel pedagógico de educação política, por ser um espaço estratégico para socializar o debate do SUS, assim como qualificar e formar novos conselheiros.


Em Ipatinga, a prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou entre os dias 21 e 24 de fevereiro uma série de pré-conferências. Os encontros, voltados para a comunidade, aconteceram antes da conferência principal e foram organizados por regionais. As propostas construídas durante a Conferência Municipal de Saúde Mental serão discutidas com os integrantes e após aprovadas serão apresentadas na Conferência Estadual e, posteriormente, debatidas a nível nacional.


Lívia Soares foi nomeada delegada pela população e ocupou o cargo destinado ao profissional da saúde mental que atua na rede privada. Ela é psicóloga e atua na área há 15 anos.


“Eu conversei com o professor Fabiano que me explicou melhor sobre a conferência e me incentivou a ir nos encontros. O que motivou a me candidatar é que será inevitável exercer parte da profissão de médica no SUS, então eu já quis contribuir para uma melhoria desse sistema mesmo antes de eu entrar, pois tenho a possibilidade de estar dentro e já vivenciar, só que como psicóloga.”


“Muito feliz e orgulhoso em ver nossos alunos engajados em pautas como essa, de grande importância para a saúde pública e consequentemente para nossa sociedade. Tenho certeza que a Lívia, além de representar muito bem a comunidade acadêmica da Univaço, irá contribuir tecnicamente com a pauta de saúde mental, pela sua vivência e experiência na área”, reforçou Fabiano Moreira, professor da disciplina de IESC - Integração Ensino Serviço e Comunidade.


Conferência Nacional


A 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental tem como tema principal “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS” e seu debate traz como objetivo propor diretrizes para a Formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de Saúde Mental para todo o território Nacional.


A primeira conferência foi realizada em 1987, a segunda em 1992, a terceira em 2001, a quarta em 2010 e a quinta está agendada para maio de 2022.


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page