top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Fashion Revolution: O ativismo nosso de cada dia



A Semana “Fashion Revolution” acontecerá no mundo inteiro e no Vale do Aço também. Desta forma vale lembrar como, quando e porque esse movimento nasceu e tomou proporções mundiais de adesão de ativista se tornando um grande e relevante acontecimento mundial, coordenado por Paty Barbosa na região.


“É impressionante a capacidade de coisas maravilhosas surgirem de tragédias. Aliás, é triste que isso tenha que acontecer para que coisas lindas surjam, como este movimento global incrível chamado Fashion Revolution.


Em 2013, em Bangladesh, centro de exploração das Lojas de Departamento ocidentais, um edifício, chamado Rana Plaza, já condenado por suas péssimas condições, desabou.



E nele, haviam inúmeras facções de marcas famosas e nelas inúmeros trabalhadores em condições deploráveis de trabalho, sendo explorados em condições análogas à escravos.


O resultado? Mais de 1100 mortos e 2500 feridos. Todos trabalhadores que confeccionavam as roupas que nós ocidentais vestimos.


E o movimento surgiu para dizer um basta reunindo ativistas, Deisgners, marcas e simpatizantes de uma moda com Propósito.

Hoje, presente em 100 países, o Fashion Revolution desenvolve ações mobilizadoras e incentiva os consumidores a questionarem suas marcas favoritas, convidando-os à simples, porém poderosa reflexão: #quemfezminhasroupas?

O movimento é global e incentiva maior transparência, sustentabilidade e ética na indústria da moda.


Queremos unir as pessoas e impulsionar a revolução para mudar redicalmente como as roupas são produzidas e consumidas, para que elas sejam feitas de maneira segura, limpa e justa, através da conscientização, mobilização e educação.



O Dia 24 de abril ficou marcado como o Fashion Revolution Day e a celebração se estende durante a Semana Fashion Revolution que este ano acontecerá de 22 a 28 de abrail em todos os países participantes.


Estamos na luta desde 2015 com a marca By My Hands em lugares como Indonésia, França e Oriente Médio, atuando desde 2017 no Vale do Aço.


Para mais informações sobre o movimento: @fash_rev_brasil e @fash_rev


Tempo de revolução na Moda! Junte-se a nós!

Nós somos Fashion Revoution”

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page