top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

FIEMG é apoiadora de projeto para fabricação de respiradores em Minas Gerais



Equipamento será essencial para o tratamento de pacientes da Covid-19


O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, e o governador Romeu Zema visitaram, na quinta-feira (16/4), em Belo Horizonte, a empresa de soluções tecnológicas Tacom.


Eles conheceram o projeto social “Inspirar”, que tem objetivo de fabricar respiradores para o tratamento da Covid-19.


O equipamento passa por um refinamento do software e por simulações para, posteriormente, ser homologado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser produzido em escala.


A viabilidade da fabricação esbarra no processo de homologação e regulação pela Anvisa, processo que pode levar de seis meses a 12 meses. Para tentar destravar o imbróglio, a Tacom conta com o apoio jurídico e técnico FIEMG.


O presidente Flávio Roscoe explicou que cerca de dez projetos chegaram à FIEMG e a iniciativa da Tacom era a mais viável. “Foi justamente em função disso que nos envolvemos no projeto.

Além do apoio de ordens técnicas, estamos integrando outras empresas para fazerem parte do programa”, disse.


De acordo com o governador Romeu Zema, em um momento em que há uma demanda em todo o mundo pelo equipamento, Minas Gerais pode sair na frente mais uma vez.


“É muito bom saber que Minas tem condições de produzir com um custo que representa uma fração do respirador importado. Tive a oportunidade de conhecer como o ventilador funciona, justamente diante de um cenário em que todos os estados demandarão uma grande quantidade do produto”, ressaltou.


O diretor de Marketing e Mercado da Tacom, Marco Antônio Tonussi, explicou que o desenvolvimento do ventilador contou com mão de obra multidisciplinar: médicos intensivistas, engenheiros, programadores e desenvolvedores.


“Recebemos o corpo clínico de um hospital de Belo Horizonte que afirmou que o equipamento é de fácil manuseio e de classe mundial”, disse.


*Com informações da Agência Minas

Aline Alves Ferreira Mendonça

Conteúdo - Regional Vale do Aço

FIEMG - Federação das Indústrias de Minas Gerais

Tel. + 55 (31) 3822-1414 I (31) 98827-0707

aline.mendonca@fiemg.com.br| www.fiemg.com.br

“O Sistema FIEMG não se responsabiliza por qualquer omissão ou falha, contida na mensagem, que possam surgir na transmissão da mesma ou prejuízos provenientes de qualquer alteração do conteúdo, sendo de responsabilidade de seu autor e não refletindo a opinião da empresa”.


"The FIEMG System is not responsible for any omission or failure contained in the message that may occur in the transmission of this content or losses from any change, being liable the author and not reflecting the opinion of the company.”

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page