• Fernand Lodi

FTI - Festival Nacional de Teatro de Ipatinga divulga selecionados



Depois de receber cerca de 200 inscrições, vindas de várias partes do país, o Grupo Teatral Boca de Cena divulga os selecionados para o FTI - Festival Nacional de Teatro de Ipatinga.


Em sua terceira edição o FTI selecionou espetáculos adultos e infantis, para compor sua programação on-line, prevista para julho deste ano.


Realizado pelo Grupo Teatral Boca de Cena, utilizando os recursos da Lei Federal 14.017 – Lei Aldir Blanc, no âmbito do Estado de Minas Gerais, o projeto terá sua programação toda apresentada de forma virtual.


Nesta edição, denominada “Conectados” o festival apresenta 10 espetáculos, sendo 04 voltados para o público infantojuvenil e 06 para o público adulto, vindos da Paraíba, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. A programação contará também com dois espetáculos convidados, além desses selecionados, que ainda serão definidos pela curadoria do projeto.


O FTI, que já movimentou a cena cultural da região em edições anteriores, promete novamente envolver o público com as apresentações que serão realizadas, desta vez virtualmente.


Dentre os trabalhos selecionados está “Vau da Sarapalha”, com o Piolin Grupo de Teatro, que vem de João Pessoa na Paraíba. O espetáculo, que estreou em 1992, em João Pessoa (PB), fez carreira internacional e foi apresentado em mais de 40 cidades e é considerada ainda hoje uma das montagens mais importantes do teatro brasileiro.


Claudinei de Souza, diretor do projeto, destaca que esta edição virtual vem de encontro à necessidade dos artistas, não só das artes cênicas, mas de todas as outras áreas, voltarem a movimentar a cena cultural, que esteve paralisada em função da pandemia.


“Foi uma grata surpresa recebermos trabalhos vindos de várias partes do país. Com isso, vamos conseguir atingir nosso principal objetivo que é de fomentar a economia criativa do pais e, principalmente da nossa região, tão rica em talentos”, destaca o diretor.


Além das atrações vindas de João Pessoa (PB), Itajaí (SC), Itapira (SP), Mossoró (RN) , Belo Horizonte e Uberlândia (MG), presença de espetáculos do Vale do Aço, vindos de Timóteo, com o DaMa Espaço Cultural e de Ipatinga com o Casa Laboratório.


As atrações do Festival Nacional de Teatro de Ipatinga serão exibidas gratuitamente no canal do Grupo Boca de Cena no Youtube / Grupo Teatral Boca de Cena - Ipatinga. A programação completa estará disponível em breve na bio do grupo no instagram @bocadecenaipatinga.


Serviço:


Festival Nacional de Teatro de Ipatinga – Ano III – Conectados


Selecionados:


Vau da Sarapalha - Piollin Grupo de Teatro (Adulto) - João Pessoa/PB

Homem Bomba - Companhia Teatro Adulto (Adulto) - Belo Horizonte/MG

Papelê – Uma Aventura de Papel com a Téspis Cia. De Teatro (Infantil) – Itajaí/SC

Histerectomia – DaMa Espaço Cultural (Adulto) – Timóteo/MG

Monstro e Cia. - Cia. Talagadá - Teatro de Formas Animadas (Infantil) - Itapira/SP

Rasto - Associação Cultural Casa Laboratório (Adulto) – Ipatinga/MG

Amar é Crime - Jônata Gonçalves (Adulto) – Itajaí/SC

A Casatória C'a Defunta - Cia. Pão Doce de Teatro (Adulto) – Mossoró/RN

Memórias de um Quintal - Insensata Cia. De Teatro (Infantil) – Belo Horizonte/MG

Zapato Busca Sapato - Trupe de Truões (Infantil) – Uberlândia/MG


Suplentes:


Amém - Assim Seja - Núcleo Dança-Dor (Adulto) - Ipatinga/MG

Porcus – Antropofocus (Adulto) – Curitiba/PR