top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Gestão sustentável: é possível ter empresas lucrativas e preservar o meio ambiente



Com atuação em todo o estado, FIEMG apoia o setor industrial a manter um equilíbrio entre o cuidado com o meio ambiente e a competitividade dos negócios


É um imperativo para o planeta: precisamos todos ser mais sustentáveis. E essa atitude engloba pequenas ações do dia a dia, como jogar o lixo no lugar correto, fazer a gestão da água em nossas casas e procurar evitar o desperdício.


Já em âmbito mais amplo, envolve hábitos de consumo e, também, da cadeia produtiva que pode remodelar produtos que consumimos rotineiramente, como um sabonete ou mesmo, os nossos alimentos.


E em 5 de junho, quando é celebrado o Dia do Meio Ambiente, o tema é colocado sob o holofote e a Federação da Indústria de Minas Gerais (FIEMG) se coloca como parceira nesta caminhada para um negócio lucrativo e sustentável ambientalmente.


A Federação mineira atualmente possui representação em 85 órgãos colegiados ambientais e de recursos hídricos, atuando para a regularização ambiental das indústrias mineiras, bem como para a desburocratização das normas ambientais destes colegiados. Também atua em proposições legislativas, visando a desburocratização e a otimização das legislações ambientais do Estado e da União.


“Prestamos assessorias e orientações às indústrias mineiras sobre o cumprimento das normas ambientais e de recursos hídricos, fornecemos cartilhas, guias, palestras e informações estratégicas sobre temas ambientais e de recursos hídricos relevantes”, conta Wagner Soares, gerente de Meio Ambiente da FIEMG.


Segundo o gestor, a instituição também realiza auditorias periódicas por meio da aplicação do Diagnóstico Ambiental e do Programa de Fiscalização Ambiental Preventiva na Indústria (FAPI).

“Essas ações permitem identificar as limitações e dificuldades das empresas, bem como a customização de projetos individuais ou setoriais para melhorar o desempenho ambiental, otimizar seus processos e desmistificar a ideia de que preservar o meio ambiente pode ser um custo, quando na verdade é um investimento”, afirma.


Essas ações e iniciativas junto ao setor produtivo, muitas delas de cunho informativo, vem sanar um dos principais problemas da indústria quando se trata da preservação do meio ambiente, que é o grande número de legislações ambientais e o excesso de burocracia.


Ao todo, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), são cerca de 30.000 normas ambientais. “O arcabouço legal é extenso e complexo, além de ser muito dinâmico, em termos de mudanças, dificultando o acompanhamento”, explica Soares.

Semana de Meio Ambiente da FIEMG - A FIEMG realiza, de 14 a 18/06, a Semana de Meio Ambiente da FIEMG.


O evento, que é gratuito, terá especialistas do setor que debaterão temas como Economia Circular como fator de sustentabilidade, Papel das Empresas na Promoção da Sustentabilidade Corporativa (ESG), O dia da água na indústria “Alocação de água negociada", Monitoramento da Qualidade do Ar no Estado de Minas Gerais e PL 3.729/2004 - Lei Geral do Licenciamento Ambiental e a Lei de Liberdade Econômica.


As inscrições estão abertas e podem ser feitas neste LINK. O evento, 100% on-line, será realizado via plataforma Teams e o link de acesso será enviado após a inscrição.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page