Hibridus Ponto de Cultura lança convocatória para a 2ª edição do Festival Roda Cultural
- Fernand Lodi
- 15 de set.
- 2 min de leitura

Evento será realizado no dia 18 de outubro de 2025 no Parque Ipanema, em Ipatinga/MG
O Festival Roda Cultural chega à sua 2ª edição e anuncia a abertura da convocatória para seleção de artistas e grupos culturais do Vale do Aço.
Com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Ipatinga com recursos provenientes da Emenda Impositiva com indicação das vereadoras Cecília Ferramenta e Cida Lima (mandato 2021–2024), a iniciativa reafirma o papel estratégico das emendas parlamentares impositivas como instrumento de fortalecimento das políticas culturais no município, garantindo que recursos públicos cheguem diretamente à produção artística e à valorização da cultura local.
No dia 18 de outubro de 2025, o Parque Ipanema será tomado por múltiplas ações culturais: apresentações no Teatro de Arena, ocupações nos Galpões, movimentação no palco da Feirarte e intervenções espalhadas pelos espaços do parque. Uma verdadeira celebração da cultura viva, aberta e gratuita para toda a comunidade.
A convocatória nasce da vontade de fortalecer e dar visibilidade à produção artística local, valorizando linguagens que expressam a diversidade do território.
Serão 10 atrações selecionadas, contemplando dança, teatro, circo, música, cultura periférica, cultura afro-brasileira, cultura popular, cultura LGBT+ e outras manifestações urbanas e comunitárias. Cada proposta escolhida receberá um cachê de R$ 2.100,00, mediante emissão de Nota Fiscal.
As inscrições estarão abertas de 09 até às 23h59 do dia 21 de setembro de 2025. O resultado será divulgado no dia 25 de setembro de 2025, pelas redes sociais do grupo Hibridus Dança e pelo email dos selecionados.
Como se inscrever
Os interessados devem preencher o formulário disponível em https://hibridus.com.br/festival-roda-cultural-hibridus ou acessar o link na bio do Instagram @hibriduspontodecultura .
No ato da inscrição, será necessário enviar:
• Dados do artista ou grupo (nome, endereço, telefone, e-mail)
• Mini currículo
• Proposta da apresentação (nome, linguagem, integrantes, breve descrição e duração entre 20 e 30 minutos)
• Fotos em boa qualidade
• Link de vídeo (ensaio, apresentação ou teaser)
• Necessidades técnicas (som, luz, espaço)
Produção e realização
O evento é uma realização do Hibridus Ponto de Cultura, com produção da Cênika Eventos e curadoria de Luciano Botelho e Wenderson Godoi.
Com mais de duas décadas de atuação, o Hibridus Ponto de Cultura se consolidou como um polo de criação e formação artística no Vale do Aço, engajado em políticas públicas e articulações em rede.
O grupo entende que a cultura é direito, cidadania e transformação social. O Festival Roda Cultural é expressão desse compromisso, ocupando os espaços da cidade e colocando a arte em movimento junto à comunidade.
Ficha Técnica
Curadores: Luciano Botelho e Wenderson Godoi
Produção Ezecutiva: Cênika Eventos
Assistente de Produção: Christiane Juliana, Jany Francisca e Valéria Mendes
Design: Fip Design
Serviço
O quê: Convocatória – 2ª edição do Festival Roda Cultural
Quando: 18 de outubro de 2025
Onde: Parque Ipanema - Teatro de Arena, Galpões, palco da Feirarte, etc. Inscrições: 09 a 21 de setembro de 2025
Resultado: 25 de setembro de 2025
Site: hibridus.com.br
Instagram: @hibriduspontodecultura
















































































