Instituto do Inox qualifica profissionais no curso de Soldagem TIG e acabamento de aços inoxidaveis
- Fernand Lodi
- 4 de abr. de 2023
- 2 min de leitura

Formandos do Curso de Soldagem TIG e Acabamento de Aço Inox - Instituto do Inox
A Fundação Aperam Acesita, por meio do Instituto do Inox, formou mais uma turma de profissionais no Curso de Soldagem TIG e acabamento de aços inoxidáveis, na última sexta-feira (31/03).
De caráter intensivo e com carga horária de 40 horas, o curso teve início no dia 27 de março, possibilitando aos participantes se capacitarem e se especializarem nas áreas do aço inox.
A capacitação é baseada na teoria e prática de soldagem TIG em chapas e tubos de aços inoxidáveis com espessuras entre 0,8 a 1,2 mm.
A regulagem e operação de máquinas de solda, equipamentos de corte e dobra e a utilização correta de insumos e máquinas rotativas para acabamento polido e escovado também estão entre os conteúdos programáticos do curso.
Os serralheiros William Gomes da Silva e Januza Souza Silva vieram de Igaporã (BA) para Timóteo com o objetivo de aprenderem a trabalhar com aço inox.

“Trabalhamos com aço carbono em solda eletrodo revestido. Estou na área há 15 anos e a Januza atua comigo há dois anos. Foi uma experiência fantástica descobrir todo o potencial do aço inox e aprender mais um processo de solda”, comenta Willian. “A didática do curso para iniciantes, como nós, foi boa. Colocamos em prática o que aprendemos e agora, vamos adquirir os maquinários necessários para praticar mais e montar uma serralheria em aço inox”, completou Januza.
Segundo o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, os cursos de qualificação profissional do Instituto Inox possibilitam ampliar o conhecimento sobre o aço inox para que pessoas e empresas de todo o país possam aperfeiçoar sua produção e ampliar a geração de emprego e renda.
“Essa é uma oportunidade e tanto para se tornar mais competitivo no mercado, com o aço inox, que é uma matéria-prima de alta durabilidade, 100% reciclável, de destaque no mercado”, enfatizou Venilson.
Instituto do Inox
Fundado em outubro de 1997, o Instituto do Inox é fruto da parceria entre a Fundação Aperam Acesita e a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo (AAPT). Único centro profissional do país a oferecer formação técnica no segmento, o Instituto, localizado no município de Timóteo, Minas Gerais, tem como objetivo promover a geração de trabalho e renda, por meio da qualificação profissional e incentivo à geração de novos negócios. Ao longo de toda sua existência, a instituição já formou mais de 600 profissionais, extrapolando as fronteiras de Minas Gerais e do Brasil. O Instituto já capacitou profissionais da Bolívia e de estados como Acre, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Tocantins e São Paulo.
https://drive.google.com/drive/folders/1tQkYV3ku0zvUQI0T-
yqnrGFT2C0091ux?usp=share_link