top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Instituto do Inox recebe workshop ministrado pela empresa 3M Brasil



O Instituto do Inox recebeu na última semana o workshop “Processo de colagem e adesivos industriais”, ministrado pela empresa 3M Brasil.


Participaram do evento a equipe do Instituto do Inox, membros do Centro de Pesquisa Aperam e empresários da empresa Vida Mansa.


“No processo de fabricação e desenvolvimento dos nossos produtos, é necessário a união de peças. O workshop foi um momento oportuno para a identificação do que há de melhor no mercado que possa ser aplicável ao aço inox em cada situação. Às vezes, é a soldagem, mas existem adesivos e colas que produzem resultados excelentes, reduzindo o custo final do produto por facilitar o acabamento final”, destaca o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.


De acordo com o engenheiro de desenvolvimento de aplicação da 3M, Edmilson Cavalcanti, responsável pelo setor de adesivos e fitas industriais da empresa, o workshop foi uma oportunidade da empresa apresentar soluções práticas, aplicáveis ao que é produzido pela Aperam e seus clientes.


“A 3M, por meio de seus produtos, propõe viabilizar, como por exemplo, a substituição mecânica, como rebites e parafusos, por alternativas químicas que seriam esses adesivos que podem trazer vantagens, como a redução de peso das peças, melhoria na aparência, aumento de produtividade, entre outros benefícios”, pontua.


O gerente executivo do Centro de Pesquisa da Aperam, Tarcísio Reis de Oliveira, explica que a parceria com a 3M surgiu a partir da dificuldade da aplicação da solda em alguns aços em desenvolvimento.


“Há um ano, estamos em contato com a 3M, fortalecendo essa parceria que veio a calhar, pois eles ainda não atuavam no mercado de colagem do aço inox. Após algumas visitas de representantes da 3M ao Centro de Pesquisa, algumas alternativas nos foram propostas, resultando nesse workshop”, conta Tarcísio.


Vida Mansa


A empresa Vida Mansa desenvolve comedouros e bebedouros para gatos e cachorros. Em atividade desde 2008, a marca trabalha com equipamentos de qualidade para o auxílio na alimentação, tratamento e cuidado de animais domésticos.


Sócio da marca, Luiz Antônio participou do workshop, onde conheceu novas possibilidades para o desenvolvimento dos seus produtos.


“Tínhamos um grande problema com as soldas, pois na região onde desenvolvemos nossos produtos não existem profissionais qualificados para realizar um trabalho técnico que nos atendesse. Com isso, o workshop veio para nos apontar soluções que antes não conhecíamos”, finalizou Luiz.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page