top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Instituto Usiminas apresenta programação gratuita na 17ª Primavera dos Museus



Atividades realizadas pela Ação Educativa integram o evento que, nessa edição, reforça a importância dos museus na inclusão e diversidade. Confira a programação


Entre os dias 18 e 24 de setembro, o Instituto Usiminas estará na programação da Primavera dos Museus de 2023, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).


Atividades gGratuitas realizadas pela Ação Educativa no Centro Cultural Usiminas e Centro de Memória Usiminas, ambos mantidos pela Usiminas em Ipatinga, se unem a várias outras Brasil em uma ampla programação cultural pautada na preservação do patrimônio e da memória e no potencial formativo de museus e centros culturais.


A programação em Ipatinga contempla as visitas educativas ao Centro de Memória Usiminas, espaço de valorização da memória da cidade e da arte brasileiras, símbolo da valorização e preservação do patrimônio. Famílias e escolas podem agendar visitas gratuitamente.


O público também poderá participar das Tardes de Criação que, nesta edição, traz uma Oficina de Escrita que convida os oficineiros a brincar com as palavras por meio de jogos e ativações lúdicas.


Há também uma visita especial ao Viveiro de Mudas da Usiminas, importante espaço de preservação ambiental, no mês em que se celebra o Dia da Árvore.


Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente por meio do WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas: (31) 98437-3330 ou pelo site www.sympla.com.br/produtor/educativoinstitutousiminas.


“Nos alegra muito estar novamente na grade de programações da Primavera dos Museus, um período importante e que lança luz sobre a relevância dos equipamentos culturais brasileiros como espaços democráticos e de formação.


No ano em que completamos 30 anos de existência do Instituto Usiminas, reafirmamos o nosso compromisso de coparticipação nas comunidades por meio da preservação e salvaguarda do patrimônio”, destaca Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.


O Instituto Usiminas também é responsável pela administração de quatro equipamentos históricos e culturais em Ipatinga – Centro Cultural Usiminas, Teatro Zélia Olguin, Centro de Memória Usiminas e Estação Pedra Mole, sendo esses três últimos tombados como patrimônio da cidade.


Esses espaços reforçam a atuação social da Usiminas em prol da memória e estímulo a novas linguagens e artistas.


Confira a programação completa:


18/09/2023 a 24/09/2023 - 10h às 18h

EXPOSIÇÃO - Centro de Memória Usiminas - O acervo do Centro de Memória Usiminas é apresentado pela

Ação Educativa do Instituto Usiminas em uma visita que conta a história de Ipatinga e da arte moderna brasileira.

Local: Centro de Memória Usiminas.

19/09/2023 - 14h às 16h

OFICINA - Tardes de Criação: Oficina de Escrita - Uma oficina para experimentar novos usos da palavra:

brincadeiras, jogos, sorteios, dados e outras técnicas nos convidam a praticar a escrita criativa.

21/09/2023 - 08h às 17h

VISITAÇÃO - AVENTURA NO VIVEIRO - Da semente aos frutos, os visitantes terão a oportunidade de

contemplar a engenhosidade de uma das florestas mais ricas em biodiversidade do mundo no Viveiro de

Mudas da Usiminas.


Instituto Usiminas

Av. Pedro Linhares Gomes, 3.900-A, Shopping Vale do Aço

35160-290 Ipatinga MG

T 55 31 3822-3031

F 55 31 3822-2215

www.institutousiminas.com


Local: Viveiro de Mudas da Usiminas.

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page