top of page

Livro “A gente é que sabe” do arteBEM será lançado no 16º Salão do Livro

  • Foto do escritor: Fernand Lodi
    Fernand Lodi
  • 11 de set.
  • 2 min de leitura
ree

Publicação reúne fotografias, relatos e textos sobre a comunidade de Antônio Dias


A fotobiografia “A gente é que sabe”, publicação de autoria do projeto artBEM, será lançada no 16º Salão do Livro do Vale do Aço, no próximo domingo (14/9), às 16h, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas.


O livro é uma extensão da exposição de mesmo nome realizada em maio de 2023, em Antônio Dias.


Com fotografias de pessoas da cidade em seus contextos cotidianos, a obra valoriza a memória, a oralidade e a presença dos povos e territórios tradicionais, como forma de resistência e afirmação cultural.


A publicação também apresenta textos de quatro mulheres — Lindaura, Terezinha, Graça e Margarida — baseados em conversas gravadas e posteriormente editadas com a colaboração de familiares.


Para Anaís Della Croce, uma das diretoras da Aventura Produtora, responsável pelo projeto artBEM, o lançamento da primeira publicação originada pelo projeto em Antônio Dias, em um evento literário reconhecido regionalmente é muito simbólico.


“O artBEM também trabalha para ampliar o desdobramento dos produtos gerados durante o projeto tornando-os  cada vez mais vivos, trazendo mais visibilidade para os moradores que participam de todo o processo. Ao levar a obra para o Salão do Livro, convidamos toda a região a olhar para as suas raízes históricas, gerando valorização cultural da cidade considerada a mãe do Vale do Aço”, enfatiza.


Resgate


O livro “A gente é que sabe” teve seu primeiro lançamento em junho deste ano, em Antônio Dias, com a presença das pessoas retratadas no livro e seus familiares, autoridades municipais e equipe do projeto.


 O livro foi produzido pelo projeto artBEM, que é realizado com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da BEMISA, Ministério da Cultura e Governo Federal, União e Reconstrução.


SERVIÇO


Lançamento do Livro A gente é que sabe, projeto artBEM

16º Salão do Livro Vale do Aço

14/9 (domingo), às 16h, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas

Entrada gratuita

 
 
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram

ESSENCIAL AR

FERNADO LODI - FOTO ELVIRA NASCIMENTO (8) (1)_edited.jpg

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

31 988543133

bottom of page