top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Oficina Negócios Criativos destaca experiências de sucesso do Vale do Aço



Encontro on-line e gratuito marcou o Dia Mundial do Turismo, como parte da programação da Mostra Cultural do CTMAM


Iniciativas que movimentam a Economia Criativa na região do Vale do Aço foram tema da Oficina Negócios Criativos', realizada na tarde desta terça-feira (27/09), pelo Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas (CTMAM).


O encontro marcou o Dia Mundial do Turismo e é parte do calendário de eventos do projeto Mostra Cultural do CTMAM, promovido com recursos da Lei Aldir Blanc.


O projeto também está contemplando eventos nos 18 municípios associados à Instância de Governança Regional.


Conduzida pelo turismólogo, gestor cultural, consultor e assessor do CTMAM, Bruno Minafra, a oficina contou com a presença do presidente do CTMAM, Hélio Anício, da conselheira estadual de cultura Daiany Durães, além dos convidados que compartilharam suas experiências durante o evento on-line.


A arquiteta e produtora cultural Joana O. Gonçalves, da Arquitetura OG, que promove o projeto Artesanato Feito em Casa, abriu a oficina detalhando projetos que fomentam a cadeia produtiva do turismo regional.


“Acredito na identidade cultural como chave para desenvolver territórios. Conhecer patrimônios das nossas localidades e produtos ajuda a dotar esses atrativos de significado. A rede de artesãos do Artesanato Feito em Casa, acredito que seja das maiores do Leste de Minas, tem o objetivo de contribuir com esse resgate”, detalhou Joana.


O ator, apresentador, conselheiro estadual de cultura e gestor cultural da Casa Cult, Michel Ferrabbiamo, destacou projetos culturais que produz em diversas cidades de Minas Gerais, em especial a Feira do Doce Mineiro e o Paraíso Gastronômico, de Santana do Paraíso.


“Um festival gastronômico gera recursos, negócios e benefícios que vão além do que foi investido. De fato, impulsiona a economia criativa e é uma forma de o empreendedor ampliar o negócio, se capacitar e desenvolver, pois buscamos sempre o aperfeiçoamento para receber visitantes durante os eventos, e ainda dá visibilidade ao produto ofertado”, enumerou Michel.


Há 40 anos atuando como produtora cultural e diretora de produção, Solange Maria, da Agência OZ, também foi convidada da Oficina Negócios Criativos.


A produtora gerencia os eventos Miss Teen Minas Gerais, Mister & Misses Vale do Aço e Miss & Mister Teen Minas Gerais Internacional, além de campanhas publicitárias e aulas de preparação de modelos.


“O mercado tem dificuldade de reconhecer a moda como segmento da economia criativa. Os eventos de beleza movimentam toda cadeia produtiva do turismo.


É a partir deles que descobrimos talentos da moda que fazem carreira em diversos países”, frisou Solange.


Representando o Sindcomércio Vale do Aço, a gerente de projetos Ricássia Perdigão atua em parcerias e eventos fazendo a interlocução junto ao Sesc-MG e Senac-MG.


“O Sistema S e a Fecomércio atuam em diversos segmentos da economia criativa com capacitações e cursos de aperfeiçoamento antes da realização de festivais gastronômicos, por exemplo, que auxiliam o desenvolvimento dos participantes de toda cadeia”, concluiu Ricássia.


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram

ESSENCIAL AR

CAPINHA 2[1].jpg

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

31 988543133

bottom of page