Palestra “Orgulho todo dia” reforça compromisso da Unimed Vale do Aço e Unimag com a diversidade e a inclusão
- Fernand Lodi
- 30 de jun.
- 2 min de leitura

Em alusão ao Dia do Orgulho LGBTQIAPN+, celebrado em 28 de junho, a Unimed Vale do Aço promoveu a palestra “Orgulho todo dia – um olhar sobre a diversidade LGBTQIAPN+”, no auditório do Hospital Metropolitano Vale do Aço.
O evento, organizado pelo Comitê de Integração da Unimed e Unimag, reuniu colaboradores em um momento de reflexão, acolhimento e aprendizado sobre respeito, inclusão e equidade.
“A ação reafirma o compromisso da Unimed Vale do Aço com a construção de um ambiente mais justo e igualitário, onde todas as pessoas possam ser respeitadas em sua individualidade. Na Unimed, celebramos o respeito, a diversidade e o cuidado com todas as pessoas, do jeito que elas são. Porque, pra gente, a maior diferença está no cuidado”, explicou Hellen Dias, analista de RH e integrante do Comitê.
A convidada especial do evento foi a psicanalista e professora universitária Camila Mendonça, que conduziu a palestra com sensibilidade e profundidade.
Em sua fala, Camila ressaltou a importância de tratar a diversidade de forma efetiva dentro dos ambientes corporativos.
“Esse é um tema importante para a gente tratar dentro do ambiente corporativo. Tanto por causa das pessoas que vão acessar o serviço, como também as pessoas LGBTQIAPN+ que vão trabalhar no serviço. E a gente vê ainda, dentro do ambiente corporativo, uma discriminação muito grande. Muitas empresas contratam, mas só para dizer que têm. Na prática, essas pessoas não são incluídas nas temáticas, nas rodas de conversa, nem na programação dos setores. Falar de diversidade é também falar de inclusão no ambiente de trabalho”, destacou a palestrante.
Camila também alertou sobre os desafios enfrentados pela comunidade na inserção no mercado de trabalho, evidenciando a necessidade de as empresas olharem para além das contratações simbólicas.
“Ainda há muitos preconceitos e estereótipos que excluem pessoas LGBTQIAPN+ das oportunidades. Estamos falando de uma comunidade que historicamente é marginalizada na sociedade brasileira. Incluir de verdade é garantir espaço, voz e dignidade dentro das organizações”.
Para a colaboradora Laura Drumond, do setor de Sucesso do Cliente, o momento foi marcante e necessário. “Achei extremamente importante abordarmos essa pauta de forma clara, leve e respeitosa.
A palestra trouxe reflexões valiosas sobre a realidade de vida da comunidade LGBTQIAPN+ e sobre como podemos ser mais empáticos e acolhedores, tanto nas relações pessoais quanto nos nossos atendimentos.
Fiquei muito feliz em participar desse momento e grata pela oportunidade de representar a comunidade, enquanto mulher lésbica, dentro da nossa cooperativa. Que ações como essa sigam promovendo respeito, inclusão e transformação”.
Na Unimed Vale do Aço, acolher as diferenças faz parte do jeito de cuidar — com empatia, escuta e respeito. A cooperativa acredita que um ambiente de trabalho saudável é aquele que respeita e valoriza a diversidade, promovendo relações mais humanas, inclusivas e éticas.
A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente o ODS 5 (Igualdade de Gênero), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes), reforçando o papel da Unimed como agente transformador na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.
















































































