top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Pandemia não intimida ações da Agenda de Convergência do Vale do Aço



Duplicação de mais 7km da BR-381, ferramenta de atração de investimentos para a região, ampliação de leitos em hospital e implantação de UPA’s estiveram em pauta


As lideranças que compõe a Agenda de Convergência do Vale do Aço (ACVA) reuniram-se, virtualmente, nessa segunda-feira, 03/08, para discutir ações que norteiam o desenvolvimento regional.


Flaviano Gaggiato iniciou a reunião informando da homologação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para fabricação de respiradores pela empresa mineira, TACOM. Os equipamentos serão essenciais no tratamento dos pacientes diagnosticados com quadros graves do novo coronavírus.


Segundo Gaggiato, no início, o objetivo era fabricar entre 500 a 1000 respiradores. Agora, a partir da homologação da Anvisa, a produção vai aumentar significativamente com valor inferior ao praticado no mercado.


Entre os apoiadores do projeto estão a FIEMG e a rede Mater Dei de Saúde, que cedeu profissionais para o desenvolvimento do equipamento e a estrutura para os testes do novo respirador.


Apesar do atual cenário de pandemia, alguns eixos apresentaram avanços. Fabrício Fernandes, coordenador o eixo Competitividade ressaltou que a pandemia não tem impedido a evolução de algumas ações como: o fortalecimento do APL metalmecânico, comércio e turismo no Vale do Aço.


Na oportunidade, foi apresentado uma parceria da Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) e o Instituto Integrado de Desenvolvimento Econômico - INDI com foco na: Prospecção de investimentos, Suporte aos investidores e Inteligência territorial para instalação de novas empresas por meio do site Location, responsável pelo mapeamento de áreas para subsidiar o processo de tomada de decisão dos investidores com projetos de investimentos atendidos pelo INDI.


Boas notícias também foram dadas pelo coordenador do eixo Infraestrutura e coordenador do Movimento Nova 381, Luciano Araújo. Ele informou a liberação de mais sete quilômetros duplicados na BR-381, nesta segunda-feira, próximo ao município de Nova União, totalizando 28 quilômetros de pista duplicada.


“O lote 7 está com mais da metade das obras previstas concluídas. De um total de 37,5 quilômetros, 22 quilômetros de pista duplicada já estão abertos ao tráfego. ”

Atualmente dois lotes estão em obras, o 7 com previsão de conclusão em setembro deste ano e o 3.1, com conclusão em dezembro.


Os demais lotes também passarão por obras de duplicação, mas o processo será realizado através do programa de concessão desenvolvido pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura.


Araújo mencionou também a assinatura da ordem de serviço para retomada da pavimentação da LMG-760, prevista para essa terça-feira, 04/08, com repasses da Fundação Renova, para obras nos setores de saúde e infraestrutura em municípios da bacia do Rio Doce atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão.


Já no eixo Segurança ações como a Construção do Centro Socioeducativo, o Aumento do efetivo da Polícia Militar, a Instalação da Polícia Federal no Vale do Aço e a Reconstrução do Ceresp de Ipatinga estão sendo acompanhados pelos membros.


O eixo Saúde comemora a conclusão dos projetos de ampliação dos leitos no Hospital José Maria Moraes, a Instalação da Unidade Macroleste da região e a Implantação da UPA de Timóteo e Coronel Fabriciano.


Bruno Nunes, superintendente do Hospital Márcio Cunha, endossou o comprometimento e sinergia da ACVA, juntamente com o comitê de enfrentamento da Covid-19 e o grupo técnico de medicina ocupacional nesse momento de pandemia.


“Essa união e busca conjunta por soluções para minimizar os impactos da pandemia têm contribuído para vencermos essa batalha”. Segundo o superintendente, nos últimos 20 dias a região atingiu uma certa estabilidade em se tratando de número de casos confirmados.


Já na Educação, o eixo concluiu recentemente o diagnóstico sobre a realidade da educação no Vale do Aço, mas teve suas ações parcialmente paralisadas devido à pandemia.


De acordo com o coordenador, Dr. Genésio Zeferino, a área da educação foi bastante impactada e não há perspectiva de retorno das atividades presenciais no Estado de Minas Gerais.


Já o eixo Sustentabilidade propôs restabelecer a campanha de conscientização “Vale Votar” com viés municipal, através de um canal de mídia social e apresentou o App Infoleg, que tem como proposta acompanhar os recursos que são disponibilizados/investidos na região de forma a dar esclarecimento e transparência aos indicadores de desenvolvimento regional.


Mais informações sobre a ACVA no site www.agendadeconvergenciamg.org.br/valedoaco

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page