top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Presépio Coletivo na reta final



Comunidade participou de oficina para confecção de adereços; atração será inaugurada no próximo dia 17


A colaboração é peça-chave da segunda edição do Presépio Coletivo, iniciativa da Usiminas e do Instituto Usiminas que une arte e sustentabilidade a partir da reutilização de caixas cartonadas para produção de adereços.


Com inauguração agendada para o dia 17/12 (terça-feira) às 20h, no Centro Cultural Usiminas, o Presépio conta com a participação de artistas locais e comunidade.


Cerca de 200 peças foram produzidas durante o último “Arte em Família” do ano, realizado dia 30/11, no Centro Cultural Usiminas.


O encontro foi conduzido pelo artista plástico Leo Piló, também responsável pela concepção artística do Presépio Coletivo. O “Arte em Família” integra a programação da Ação Educativa, que conta com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 183774).


Para o artista plástico Leo Piló, o diferencial do Presépio Coletivo desenvolvido em Ipatinga é o envolvimento da comunidade durante a confecção das peças, participação nas oficinas e mobilização para coleta de matéria-prima.


“Em Ipatinga, o Presépio Coletivo tem continuidade. Os artistas participam e se dedicam com prazer, além de mobilizarem as comunidades e associações com a realização de oficinas. Essa consciência ecológica e o compartilhamento de conhecimento torna o presépio ainda mais especial”, afirma Leo Piló.


Participantes assíduas do Arte em Família, a estudante Cecília Leite, de 11 anos, e a mãe Juliana Leite Soares Barbosa vieram colaborar novamente com a produção de adereços para o Presépio Coletivo.


“No ano passado foi uma alegria fazer parte de um Presépio tão lindo. E voltamos para aprender mais uma técnica que sabemos que ajuda a diminuir o lixo”, comentou Cecília. “Essas oficinas são maravilhosas. Quando têm o incentivo à consciência ambiental, tenho ainda mais prazer de participar e trazer a minha filha”, completou Juliana.


Manoel e Joice Souza também sempre se programam para trazer os filhos Letícia, de 7 anos, e Daniel, de 5 anos, para participar do Arte em Família.


“Este é um momento de grande importância para nós, quando podemos criar e fazer trabalhos juntos. Desta vez, ficamos surpresos com as possibilidades da caixinha de leite”, revelou Manoel.


Colaboração


Mais de 200 pessoas estão envolvidas no processo de produção dos adereços do Presépio Coletivo. A começar pelos artistas da região do Vale do Aço, que compõem a equipe de Leo Piló para a construção das peças, confecção das roupas, adereços e cenografia do Presépio.


A equipe é formada por Assis de Zévila, Jaísa Rodrigues de Souza, Rita Bordone, Berenice Campelo, Cássia Albuquerque, Marina Victoretti, Rosangela Ladislau, Fernanda La Noce, Marlene Salazar, Josélia Duarte, Helena Nunes, Rosinávia Fontes Omura e Hilda Antônia Azocar.

Além de trabalharem diretamente no ateliê colaborativo, instalado no Centro Cultural Usiminas, os artistas comandam as campanhas de mobilização para coleta de caixas cartonadas.


Também multiplicam as técnicas de reaproveitamento das caixinhas por meio de oficinas em escolas, entidades e associações.


SERVIÇO


Inauguração do Presépio Coletivo - Leo Piló (MG)

Cantata de Natal com Coral da Fundação São Francisco Xavier e Orquestra de Câmara do Vale do Aço

17/12 (terça-feira), 20h, no Centro Cultural Usiminas

Entrada franca

Informações: (31) 3822-2215.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page