Promovendo o cuidado de quem cuida no Hospital Metropolitano do Vale do Aço e Unimed Vale do Aço
- Fernand Lodi
- 22 de set.
- 2 min de leitura

A Unimed Vale do Aço, acredita que a vida é o bem maior do ser humano e que ela deve ser possível a todos. Guiados por valores como estes e pelo propósito – Aqui tem Unimed – promovendo saúde e qualidade de vida por meio do cooperativismo que a singular abraçou o Setembro Amarelo, juntamente do Hospital Metropolitano do Vale do Aço, como um convite à reflexão e à valorização da vida.
Unidos pelo mesmo objetivo, o SESMT convidou profissionais da saúde para um encontro com os colaboradores com o intuito de conscientizá-los a respeito do autocuidado.
“É importante levarmos o autocuidado para os colaboradores que, muitas vezes esquecem de si.
Então hoje, abordamos este tema trazendo também os meios e técnicas para a regulação emocional no dia a dia. O Setembro Amarelo, é sobre isso, a valorização à Vida e a nossa luta como profissionais da saúde em diminuir o índice de perdas anuais das pessoas que sofrem de transtornos mentais. Todos estão de parabéns pela iniciativa, é esperançoso e motivador ver que a instituição está atenta aos colaboradores.” Disse a psicóloga Cleide, que conduziu o encontro.
A realidade é preocupante, segundo a palestrante, “mais de 96% das pessoas que atentam contra a própria vida sofrem de transtornos mentais. O Brasil lidera os índices de ansiedade no mundo e ocupa o 5º lugar em casos de depressão. Na área da saúde, muitos profissionais ainda enfrentam a síndrome de burnout, consequência do excesso de dedicação e jornadas exaustivas.”
Por isso, a cooperativa, vai além envolvendo o olhar atencioso aos colaboradores e profissionais da saúde, que diariamente se dedicam ao bem-estar de tantas pessoas.
“Este é um momento de reflexão e valorização à vida, por isso convidamos a psicóloga para enfatizar o verdadeiro valor da vida. Aqui nós temos o Programa Vida Ativa, que busca acolher cada colaborador, oferecendo ações voltadas para a saúde emocional e incentivando o equilíbrio entre saúde física e mental.” Disse a Enfermeira do Trabalho do SESMT, Lídia Pereira.
O Programa Vida Ativa é uma iniciativa do SESMT que acolhe colaboradores e promove ações voltadas para melhorar a sua qualidade de vida. Ações como essas, reafirmam o cuidado que transforma vidas e isso é o que nos une e nos fortalece como cooperativa e como comunidade.
















































































