top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Reunião da Assembleia Metropolitana define ações para o combate ao Coronavírus na RMVA



As autoridades municipais da Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) deliberaram a respeito de ações voltadas para o combate à pandemia do Coronavírus na região, durante a reunião da Assembleia Metropolitana.


Além dos titulares do colegiado de decisão superior, também participaram presencial e virtualmente da reunião representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, autoridades sanitárias, representantes dos hospitais da região, das forças de segurança, parlamentares e demais atores envolvidos na articulação dos municípios do Vale do Aço.


A reunião foi realizada nesta sexta-feira (12), na sede da FIEMG Regional do Vale do Aço, em Ipatinga.


O presidente da Assembleia Metropolitana, Celinho do Sinttrocel, conduziu a reunião dando a oportunidade de manifestação a todos os participantes presentes e da plataforma virtual. Para o presidente, a reunião se baseou no diálogo aberto.


“Tivemos a capacidade de ouvir todos. Ouvir secretários, Superintendência Regional de Saúde, Prefeitos Municipais e o Governo de Minas porque é dialogando que se constrói. Nós chegamos em um consenso que primeiro temos que agir de forma metropolitana, segundo é que todos respeitam a necessidade de distanciamento equilibrando a preservação da vida e economia”, destaca Celinho.


Encaminhamentos


Após os debates entre os participantes da reunião, os membros da Assembleia Metropolitana votaram com unanimidade para os seguintes encaminhamentos: carta ao Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, apresentando as necessidades e demandas da RMVA; criação de comissão para discutir propostas de ações comuns à Região Metropolitana com representação dos prefeitos, da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, da Agência RMVA, da Agenda de Convergência; criação de Comitê Metropolitano de Enfrentamento à COVID-19 no Vale do Aço com reuniões semanais e uma campanha metropolitana de conscientização referente ao uso de máscaras e distanciamento social.


Para o presidente do colegiado, a expectativa é que com os encaminhamentos tomados promovam um entendimento maior nas tomadas de ações.


“Tenho certeza que a Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano junto à Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço, os gestores públicos municipais e representantes dos hospitais iremos agir de forma serena e a vencer o Coronavírus”, pontua Celinho.


O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento da RMVA, João Luiz Teixeira Andrade, também destacou como positiva reunião e as decisões tomadas.


“Vemos com muita satisfação a união dos prefeitos, entendendo que cada um tem sua visão de prioridades e necessidades, mas ao mesmo tempo todos sensibilizados em buscar unidade de ação.”, reitera o diretor-geral.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page