top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Unileste comemora 50 anos



Instituição iniciou nesta sexta-feira (29), a programação de eventos em comemoração ao cinquentenário


Para comemorar o seu cinquentenário, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste) realizou na noite desta sexta-feira (29), solenidade que anunciou a trajetória, missão, desafios, e o desenvolvimento junto ao Vale do Aço desde a sua fundação.


Estiveram presentes autoridades municipais e estaduais, conselheiros da mantenedora União Brasileira de Educação Católica (UBEC), representantes de empresas da região, conselheiros regionais e municipais e colaboradores do Centro Universitário.

A cerimônia foi realizada no Teatro João Paulo II, localizado no campus Coronel Fabriciano.



Segundo o reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino da Silva Filho, a comemoração é um momento importante para reflexão de todo o percurso da Instituição e sobre os desafios que vêm pela frente.


“O Unileste nasceu com o entusiasmo de um padre alemão, Pe. De Man, que desejava transformar e desenvolver os cidadãos por meio da educação de qualidade. 50 anos depois estamos aqui, seguindo com o mesmo propósito e com a felicidade de termos recebido, neste mesmo ano, o conceito cinco pelo Ministério da Educação, nota máxima concedida pelo órgão federal às instituições que comprovam sua qualidade em todos os aspectos. Tudo isso tem sido motivo de orgulho”, vibra o reitor.


O presidente da União Brasileira de Educação Católica, Pe. José Romualdo Degasperi, enaltece a contribuição das pessoas que fizeram e fazem parte da Instituição.



“O Unileste é a soma de todos os que passaram. A UBEC fica imensamente agradecida pelos sólidos feitos ao longo do tempo e os parabeniza pela beleza da história que vem sendo construída”, afirma. O presidente ainda destaca a fonte propulsora do sucesso do Unileste: “o sonho de construir e transformar a sociedade por meio da educação de viés evangelizador”.


A cerimônia, além rememorar e celebrar a história do Centro Universitário, anunciou a Campanha Unileste. Há 50 anos fazendo o melhor com você. A ação apresentou a música-tema “Maior”, do compositor e cantor Dani Black, escolhida para ritmar e poetizar o Jubileu de Ouro da IES e lançou o Livro Unileste 50 anos.



O tempo revela quem sou, escrito pelo historiador Sávio Tarso Pereira da Silva. A obra narra a história de personalidades que se destacaram na consolidação do Centro Universitário, além de apresentar o percurso da Instituição que cresceu junto com o Vale do Aço.


Outro destaque da Campanha é a ilustração do artista ipatinguense Leandro Lassmar, produzida exclusivamente para o cinquentenário do Unileste. A arte representa as áreas do saber e faz referência a pontos característicos das cidades que compõem o Vale do Aço, reforçando a forte pertinência social do Centro Universitário na região.



A IES também realizou a exibição do filme institucional, protagonizado por estudantes e egressos, que retrata a contínua evolução do Unileste ao longo das cinco décadas, exibindo as iniciativas que caracterizam a excelência acadêmica e pertinência social do melhor Centro Universitário do Vale do Aço. O vídeo será compartilhado com toda a comunidade a partir deste domingo (31), na TV Globo, durante o intervalo do programa Fantástico.


A partir do mês de abril, a instituição disponibilizará também, em suas mídias sociais e site oficial, uma websérie de episódios semanais que conta com a participação de pessoas que contribuíram e que contribuem diariamente para a trajetória de sucesso do Unileste no cenário regional.



Homenagens


O prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinícius da Silva Bizarro, durante discurso, fez questão de evidenciar o protagonismo da Instituição na Região Metropolitana do Vale do Aço.


“Em termos de educação do município, o Unileste oferece uma sustentação muito grande, principalmente neste momento de desafios socioeconômicos. A transformação de Coronel Fabriciano só vai se consolidar de forma viável e consistente se a cidade realmente se aproximar cada vez mais do Centro Universitário”, afirma.


A Câmara Municipal de Coronel Fabriciano participou da solenidade comemorativa concedendo à Instituição o Diploma de Honra ao Mérito pelos seus 50 anos de atuação na RMVA.


A Instituição de ensino também concedeu às empresas Aperam South America, Cenibra, UBEC e Usiminas e à Diocese Itabira/ Coronel Fabriciano uma homenagem em agradecimento pela parceria e mútua colaboração no desenvolvimento de sua missão e de serviços à comunidade e ao desenvolvimento sociocultural do Vale do Aço.


História


Há quase 50 anos nascia o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste), fundado pela Congregação Padres do Trabalho. Foi com a chegada do Padre Joseph Cornélius Marie de Man no Vale do Aço, em 1963, e o seu objetivo de transformar a realidade econômica e cultural da comunidade por meio da formação humana, que deu origem a Universidade do Trabalho, atual Unileste. Com terremos cedidos pela Arquidiocese de Mariana – MG, o Centro Universitário ganhou forma e cresceu.


Avançando junto com o Vale do Aço, a IES contribuiu e contribui para a transformação de sonhos em histórias de sucesso.


Todo esse percurso chancela a relação de afeto e respeito da Instituição junto à comunidade região e o cumprimento da missão de promover o desenvolvimento humano por meio da educação superior, alinhado aos valores cristãos, éticos, solidários, na ação social, na diversidade cultural, na responsabilidade ambiental e na sustentabilidade institucional.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page