top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Usiminas conquista prêmio estadual de Boas Práticas Ambientais



Hudson Helder, Alessandro de Sá, parceiros do projeto, Gileno Oliveira, gerente geral de Processos Industriais da Usiminas e Henrique Eleto, coordenador do Mobiliza Todos pela Água.

A Usiminas foi reconhecida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) com o Prêmio de Boas Práticas Ambientais - edição “Menos Resíduo, Mais Sustentabilidade”, conferido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).


O programa desenvolvido pela companhia “Mobiliza Todos Pela Água" foi escolhido o vencedor do Estado de Minas Gerais como o melhor projeto de gestão ambiental na aplicação dos resíduos sólidos industriais.


O “Todos Pela Água" é uma iniciativa que visa a recuperação e conservação de nascentes, e surgiu de uma contrapartida do Programa “Mobiliza pelos Caminhos do Vale” em que a Usiminas destina seu agregado siderúrgico às prefeituras participantes para pavimentação de estradas rurais.


Em 2019, já são 54 municípios do Leste de Minas Gerais envolvidos no projeto, mais de três mil nascentes mapeadas e em processo de recuperação, além de 850 mil mudas plantadas.


A iniciativa engloba também a construção de estações sustentáveis de tratamento de esgoto e a implantação de viveiros de mudas nas localidades. O objetivo é que o próprio município tenha condições de oferecer as mudas para a recuperação das nascentes e de áreas agrícolas.


Para o coordenador do programa na Usiminas, Henrique Hélcio Eleto dos Santos, conquistar mais um prêmio ambiental é um reconhecimento de que a empresa está no caminho certo e um incentivo para que mais ações sejam desenvolvidas, com o apoio e envolvimento das entidades e comunidades.


“O Programa Mobiliza Todos pela Água cresceu bastante desde que foi criado em 2015, e o resultado melhora a cada ano, o que traz mais e mais adeptos, pessoas e entidades motivadas a garantir um planeta melhor e ambientalmente sustentável para as próximas gerações”, afirma Eleto.

O Prêmio de Boas Práticas Ambientais


Esta é a terceira edição do Prêmio de Boas Práticas Ambientais que a cada ano aborda uma temática diferente. De acordo com informações do Sisema, a premiação visa reconhecer, incentivar e divulgar as boas práticas, ações e projetos de conservação, preservação e recuperação do meio ambiente e dos recursos hídricos em Minas Gerais.


Todos os projetos inscritos por pessoa física ou jurídica são avaliados por uma comissão julgadora composta por servidores dos órgãos ambientais do estado e possíveis convidados, tais como profissionais renomados e representantes de entidades que atuam na área da temática do prêmio.


“Nosso objetivo é reconhecer os projetos que contribuem para a melhoria da sociedade. Queremos que as iniciativas já em andamento sirvam de exemplo para que todos possam repensar sua forma de atuação em prol da sustentabilidade”, afirma Andre Luis Ruas, Coordenador-Geral do Comitê Executivo do Prêmio.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page