• Fernand Lodi

Usiminas participa da Futurecom



Evento realizado entre 28 e 31 de outubro, em São Paulo, é o maior da América Latina dedicado à transformação digital


As ações realizadas pela Usiminas para melhorar o processo de inspeção e análise das manutenções industriais nas Usinas de Ipatinga e Cubatão foi o tema da apresentação que a empresa realizou durante a 21ª edição do Futurecom, considerado o mais importante evento de tecnologia, telecomunicações e transformação digital da América Latina.


O gerente corporativo de Tecnologia e Segurança da Informação da companhia, Eduardo de Carvalho, mostrou para o público da feira como a empresa foi pioneira no uso uma rede APN – a mesma utilizada para o 3G e 4G dos telefones celulares - para facilitar a rotina da equipe de manutenção e aumentar a produtividade da área.


“A solução se mostrou confiável e muito mais barata que a instalação de pontos de wifi por toda a área das Usinas. A de Ipatinga, por exemplo, ocupa mais de 10 km”, conta Carvalho. Ele explica que, antes desse projeto, o colaborador da equipe de manutenção visitava cada área, fazia a análise e, em seguida, deveria voltar até seu posto no escritório para descarregar os dados coletados, uma vez que os equipamentos utilizados nessa etapa inicial não tinham conexão com a internet. Agora, são utilizados smartphones e os dados são enviados do próprio local visitado.


Também foi desenvolvido um aplicativo dedicado com novas funcionalidades incluindo, entre outras, o envio de fotos e a transcrição de áudios para texto, evitando que o colaborador tenha que digitar o texto do diagnóstico. “O desafio, para a Usiminas, foi garantir a cobertura estável de uma área tão extensa, dentro de um valor que não tornasse a tecnologia inviável”, explica. O projeto atende cerca de 600 usuários que realizam, em média, 250 mil inspeções por mês nas duas usinas.


Agora, a empresa estuda outros usos para a rede instalada, que podem ir desde câmeras de segurança até a utilização da internet das coisas pelos equipamentos de produção.


“A Usiminas está em um movimento forte de inovação e abertura para o novo e ter sido selecionada para apresentar nosso case entre centenas de empresas interessadas já mostra que nosso trabalho está sendo reconhecido no mercado e que há espaço para avançarmos em transformação digital e no uso da tecnologia”, avalia o gerente.


Sobre a Usiminas


A Usiminas é líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina. A companhia conta com unidades industriais e logísticas localizadas em seis estados do país e está presente em toda a cadeia siderúrgica – da extração do minério, passando pela produção de aço até sua transformação em produtos e bens de capital customizados para o mercado. Possui, hoje, o maior e mais inovador Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em siderurgia da América Latina.


O avanço registrado pela siderúrgica nos últimos anos garante inovação, tecnologia e qualidade em todas as linhas de produção, e permite à empresa oferecer ao mercado um portfólio diversificado, com destaque para produtos e serviços de alto valor agregado. Por sua gestão ambiental, a Usiminas foi a segunda siderúrgica do mundo certificada com a ISO14001, gerando maior produtividade com menor consumo.


A companhia contribui ainda para o desenvolvimento das comunidades onde atua, por meio do Instituto Usiminas e da Fundação São Francisco Xavier, oferecendo projetos nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte e desenvolvimento social. As ações da Usiminas são negociadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque (ADR nível I) e Madri.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram