top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

AAPI - Setembro Amarelo



Ansiedade e cobranças podem desencadear um perigoso estado depressivo


A campanha Setembro Amarelo 2020 foi lançada oficialmente ontem (10) em todo o mundo, com o tema “É preciso Agir”.


O dia 10 é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. São registrados 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de um milhão no mundo.


Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Outro dado; 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.


A AAPI desenvolve programas de terapias em grupo com o objetivo de oferecer condições de socialização e bem estar aos associados.


A instituição mantém espaços de convivência saudáveis om equipes específicas voltadas ao acolhimento de associados por meio de atendimento psiquiátrico, psicológico e assistência social.

Estudos apontam que quase a totalidade dos casos de suicídios estão relacionados a um transtorno que não foi tratado adequadamente ou sequer identificado.


Juventude


Os jovens estão cada vez mais suscetíveis à depressão, sobretudo em função das cobranças, sejam por parte de familiares, sejam pelo mercado de trabalho ou por conta da ansiedade do querer conquistar algo materialmente sob a influência competitiva de sua rede social.


O desespero traz pensamentos negativos em função da incapacidade de passar por uma determinada situação e desencadeia distúrbio hormonal que causa o processo depressivo.


Em função da pandemia do novo coronavírus as campanhas Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, na Associação, serão desenvolvidas por meio das redes sociais, programas de rádio, produção de vídeos, mídia indoor e o Canal AAPI que abrange Youtube, Facebook e Instagram.


Serviço


Ouça na Rádio AAPI desta semana a entrevista com a psicóloga Poliana Camargo, que também desenvolve programas de terapias em grupo como monitora da AAPI.


O programa é transmitido às segundas, quartas e sextas nas seguintes emissoras: Itatiaia, Educadora, Jovem Pan, Grande Vale FM, Rádio Coração de Jesus, Rádio Cidade (Fabriciano) e Liberdade (Bom Jardim). Está disponível também no Spotify, SoundCloud, e site da AAPI.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page