top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Agência RMVA finaliza a reestruturação da equipe técnica



A nova equipe técnica da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (Agência RMVA) já está completa e trabalha para o atendimento das demandas do órgão.

Os detalhes sobre a reestruturação foram repassados pelo diretor-geral, João Luiz Teixeira Andrade, em entrevista coletiva na sexta-feira (17).


Os cargos foram preenchidos após um inédito processo seletivo, divulgado no Diário Oficial de Minas Gerais e pela imprensa regional. O processo seguiu as diretrizes do Programa Transforma Minas, no âmbito da Agência RMVA.


Na coletiva estiveram presentes: o representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sedectes) e superintendente de Regularização Fundiária, Paulo Amaral; o representante da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) e diretor de monitoramento do sistema metropolitano, Eriênio Souza; a prefeita de Santana do Paraíso Luzia de Melo; o prefeito de Ipaba, Geraldo dos Reis; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura de Coronel Fabriciano, Homero Quinete e o secretário de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Timóteo, Fabrício Araújo.


Ao todo, o edital da seleção contemplou sete vagas de cargos e funções técnicas, sendo elas: Assessor Técnico Especializado (quatro vagas), Assessor de Comunicação, Fiscal e Gerente de Logística.


As duas últimas vagas foram destinadas exclusivamente para servidores efetivos do estado. O processo, anunciado em abril, foi finalizado na segunda semana de maio. Para a contratação de novos servidores, foram realizadas etapas de triagem e entrevistas.


Na primeira etapa do processo, foram analisados 198 currículos, ou seja, uma média de 28 candidatos por vaga. Após análise dos perfis, foram selecionados 27 profissionais para a etapa de entrevistas com a comissão de seleção.


Por fim, 13 candidatos foram convocados para a entrevista com o diretor-geral da agência, João Luiz Teixeira Andrade. A seleção foi baseada em critérios de avaliação da capacidade técnica dos candidatos e perfil desejado para cada cargo.


Devido ao grande número de inscritos, foi necessário um rigoroso processo de triagem para a aprovação de no máximo quatro perfis para a entrevista com a Comissão de Seleção.


O diretor-geral destaca que o processo foi bem-sucedido e seguiu as diretrizes do atual governo de Minas. “A nossa gestão está baseada em mais eficiência e menos custo. Portanto, a Agência RMVA focou nos cargos técnicos. Para ocupar estas vagas, foi aberta uma seleção que nunca havia sido feita dentro da Agência.


O processo foi divulgado de forma ampla e transparente, em todas as suas etapas. Com a seleção, buscamos formar uma equipe que possa atender as necessidades já existentes do órgão e outros projetos que possam ser determinados pelo Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano. Tivemos um número muito bom de candidatos e pudemos fazer seleção de alto nível”, destaca João Luiz.


A expectativa é que, com a nova composição de servidores, a Agência RMVA amplie mais a atuação e forneça um serviço de maior impacto para a sociedade do Vale do Aço, como explica João. “Esperamos estar construindo uma nova fase da Agência RMVA, com uma referência técnica por excelência na região”, avalia o diretor.


Além de aumentar a eficiência do órgão, a nova divisão do quadro de servidores gerará uma economia de mais de R$ 1 milhão. O valor que será economizado representa 61% do montante total da folha de pagamento de 2018. A equipe passou a ser composta por 13 servidores. Com relação ao custeio da Autarquia, a economia alcançada já é da ordem de 53%.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page