• Fernand Lodi

"Aperam Bem Maior" Incentiva Cultura Usando o Ambiente Virtual



“A arte pode nos salvar”. É com essa frase em mente que a atriz e produtora cultural, Mari Antonaci, segue em frente em meio ao cenário de incertezas criado, nas últimas semanas, pelo novo Coronavírus.


Ela e a sócia Daniela Alves, do DaMa Espaço Cultural, tiveram seu projeto abraçado pelo Aperam Bem Maior, iniciativa solidária criada pela Aperam e viabilizado pela Fundação Aperam Acesita para minimizar os impactos sociais nas comunidades do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha desse período.


A cultura é um dos importantes eixos do projeto Aperam Bem Maior, tanto pela importância de continuar fomentando o tema, mesmo que de forma remota, entre crianças e adultos da comunidade, mas também como forma de valorizar os talentosos artistas que tiveram suas agendas canceladas em função do vírus.


Tendo o ambiente virtual como palco, o projeto levará diretamente à casa do espectador, a partir desta semana, conteúdos culturais especiais, criados em parceria com artistas locais.


Para Venilson Vitorino, presidente da Fundação Aperam Acesita, é uma oportunidade de valorizar e manter a cultura viva na comunidade nesse momento de isolamento.


“De fato, a arte nos empresta um novo olhar e perspectiva sobre a vida, traz um respiro em meio a tanta aridez e incertezas. Usar o projeto Aperam Bem Maior como um propagador dessas iniciativas, tanto junto aos empregados da empresa, como a toda a comunidade, é uma forma de carinho”, ressalta.


Como pontapé da campanha, o público será convidado a fazer um breve tour virtual pela exposição “Essas Mulheres” que entrou em cartaz na Fundação Aperam Acesita no mês de março.

A mostra reúne 50 obras de 26 artistas da região, com temática livre, mas não foi aberta à visitação em função das medidas preventivas adotadas no município de Timóteo. Através de um vídeo, o internauta poderá conferir os trabalhos, que são inéditos.


Ainda esta semana, no domingo de Páscoa (12), o público será brindado com uma contação de história conduzida pelas personagens Ariela e Vovó Carmela, em uma produção exclusiva da DaMa Espaço Cultural.


A encenação, registrada em vídeo de aproximadamente 30 min de duração, faz um reconto, misturando a temática da páscoa com algumas histórias clássicas conhecidas das crianças como Alice no País das Maravilhas, Chapeuzinho Vermelho e Três Porquinhos.


“Como a Vovó Carmela e a Ariela moram juntas, surge entre elas a ideia de filmar a história contada pela Vovó, para que todas as crianças que estão em suas casas também possam ouvir e se maravilhar”, explica Mari Antonaci, atriz e produtora cultural.


Além desta encenação, a DaMa Espaço Cultural, a convite do projeto Aperam Bem Maior, está preparando ainda uma série de vídeos com contação e cantação de histórias, brincadeiras e criatividade para ajudar as crianças e os pais a enfrentarem esse período com leveza.


“Esse tipo de iniciativa ajuda o artista e o público, pois acredito que a arte é que pode nos salvar neste período. Estamos nos reinventando, uma vez que as apresentações agendadas foram todas canceladas e acreditamos nesse formato usando o meio virtual como uma nova oportunidade. Estamos felizes pela Fundação ter abraçado esse novo momento” ressalta Mari.


Para acompanhar as iniciativas e campanhas do projeto “Aperam Bem Maior” basta acompanhar as redes sociais da Aperam: Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube @aperamnobrasil


Sobre o Aperam Bem Maior


Criado pela Aperam, juntamente com a Fundação Aperam Acesita, o projeto atua em frentes distintas, contribuindo com a arrecadação de recursos para atender as necessidades emergenciais da comunidade, ações voluntárias, geração e disponibilização de conteúdo cultural para o público e outras ações internas que motivem a solidariedade.


Os esforços serão direcionados ao atendimento de instituições sociais, de saúde e até mesmo de empregados da empresa e seus familiares.


O objetivo é criar regionalmente uma corrente do bem, buscando formas para amenizar as dificuldades causadas pelo Coronavírus (Covid-19), estimulando internamente os empregados, assim como outros membros da comunidade, a contribuírem com aquilo que estiver ao alcance.


Serviço


Tour Virtual - Exposição Essas Mulheres

Onde: https://www.youtube.com/user/aperambrasil/videos

Acesso gratuito

A Páscoa de Ariela

Data: 12/04 - 16h

Onde: Youtube – https://www.youtube.com/user/aperambrasil/videos


Acesso gratuito

ESSENCIAL AR

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

Telefone Contato

31 988543133

email de contato
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram