top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Belo Oriente recebe palestra do projeto Viva Bem



Idosos do projeto Renovando Vidas lotaram, nesta terça-feira (08), o salão do Centro de Convivência da Pessoa Idosa em Cachoeira Escura, distrito de Belo Oriente, para uma atividade.


Com a participação da Unimed Vale do Aço, a ação contou com uma palestra conduzida pela psicóloga Gabriela Faria.


O evento, que engloba o projeto Viva Bem do Setor de Responsabilidade Social, faz parte das comemorações ao Dia do Idoso, celebrado no último dia 1° de Outubro.


A palestra trabalhou o tema “Construindo Pontes”. Já no início da atividade, a psicóloga falou sobre os direitos da terceira idade.


“Questões relacionadas a assistência dos idosos e de sua integração e participação na sociedade, tem a atenção de várias entidades, incluindo a ONU. Assim como qualquer pessoa, independente da faixa etária, a terceira idade tem direito a oportunidade de trabalho, lazer, participar de conselhos, votar e poder viver em ambientes seguros. São direitos garantidos por lei e que devem ser respeitados”, afirmou a palestrante.


Gabriela Faria também falou sobre o envelhecimento ativo e de que forma ele contribuiu para a qualidade de vida.


“Envelhecer com saúde não se limita apenas bem-estar físico, mas também engloba dimensões mentais e sociais. Uma questão central no envelhecimento ativo é assegurar a manutenção da autonomia e independência durante o processo de envelhecimento.


Para fraseando Arnaldo Antunes, a coisa mais moderna que existe nessa vida, é envelhecer”, acrescentou a psicóloga.


A palestrante ainda levou os idosos a refletirem sobre a autoestima, a vida ao lado da família e dos amigos e o envolvimento em atividades. Em seguida, a assistente social da Unimed Vale do Aço, Kelly Alcântara, leu um breve texto em homenagem aos idosos.


Após o término da palestra, foi entregue aos participantes um presente em homenagem ao dia do idoso e servido um lanche saudável. O projeto Viva Bem é realizado mensalmente pela Unimed Vale do Aço em municípios da região e promove palestras na área de saúde para a terceira idade.


Coronel Fabriciano


Em setembro, idosos do Centro de Convivência VivaIdade, em Coronel Fabriciano, também receberam a palestra da psicóloga Gabriela Faria, em que o tema “Construindo Pontes” também foi trabalhado.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page