top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

“Brinquedorias” vai a mais de 1,2 mil crianças no Vale do Aço



Grupo Serelepe circulou pelas cidades de Antônio Dias, Fabriciano e Timóteo com espetáculo que apresenta jogos, canções e brincadeiras tradicionais da América Latina


Em cinco dias circulando pelas cidades Antônio Dias, Timóteo e Coronel Fabriciano, o espetáculo “Brinquedorias”, do grupo de teatro Serelepe, provocou boas risadas em mais de 1,2 mil alunos de escolas públicas da região.


O projeto levou a peça cênico-musical, de segunda à sexta-feira (21 a 25/03), para os palcos do Centro de Educação Ambiental Popular - CEAP (Antônio Dias), da Fundação Aperam Acesita (Timóteo), e do Teatro João Paulo II - Unileste (Coronel Fabriciano).


Os atores Reginaldo Santos, Gabriel Murilo e Eugênio Tadeu interagiram com o público por meio de jogos, canções e brincadeiras tradicionais do Brasil e de outros países da América Latina.

Algumas sessões contaram com intérpretes de Libras e de Audiodescrição para que estudantes surdos e cegos pudessem acompanhar a atração.


Realizado com o patrocínio da Bemisa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto também contou com o apoio da Fundação Aperam Acesita, do Unileste-MG, e das prefeituras de Antônio Dias, Timóteo e Coronel Fabriciano.


Encantamento


Os sons dos frascos de plástico vazios, dos diferentes instrumentos musicais e o figurino colorido dos personagens do espetáculo “Brinquedorias” impressionaram a estudante Alice Rodrigues Fernandes, de 8 anos, da Escola Municipal Angelina Alves de Carvalho, de Timóteo. “Eles são muito engraçados. Adorei a roupa colorida deles e as músicas que eles cantaram”, comentou.

Para a professora Lina Maria Procópio, que acompanhou a turma Alice ao Teatro, o espetáculo foi um presente. “Trazer as crianças para o Teatro é sempre uma experiência incrível.


O espetáculo musical, o seu colorido e instrumentos simples, que fazem toda diferença, deixaram os alunos ainda mais empolgados com o passeio”, completou a educadora.


A vice-diretora da Escola Municipal Maria da Penha Lima, de Coronel Fabriciano, Lucinéia dos Santos Alves, por sua vez, destacou a importância do contato das crianças com brincadeiras que não são mais populares.


“Nossos alunos estão em fase de alfabetização e a musicalização acaba não sendo tão presente no dia a dia. Com o ‘Brinquedorias’, eles puderam conhecer canções e brincadeiras que fizeram parte de muitas gerações. Foi maravilhoso e eles amaram”, frisou a vice-diretora.


Segundo o secretário de Educação da Prefeitura de Antônio Dias, Marcílio José de Almeida Souza, espetáculos são sempre muito bem-vindos na cidade.


“O acesso ao teatro é fundamental para a educação das crianças. O grupo Serelepe alia sonoridade e as brincadeiras divertidas de maneira que envolvem as crianças. Ficamos felizes de conseguir proporcionar esse momento para alunos de escolas do Centro da cidade e também de outras nove comunidades rurais de Antônio Dias", reforçou o secretário.


Grupo Serelepe


Dedicado à produção de espetáculos para crianças, desde 2010, o grupo de teatro Serelepe tem 12 anos de história.


O grupo de Belo Horizonte nasceu na Escola de Belas Artes da UFMG, já se apresentou para mais de 10 mil pessoas e vendeu cerca de 5 mil livros e discos, em apresentações no país e também no Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia. Conheça os trabalhos do Grupo Serelepe no novo site www.gruposerelepe.com.br.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page