top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Unimed Vale do Aço e Corpo de Bombeiros promovem treinamento de Primeiros Socorros




Colaboradores de quatro entidades de acolhimento infantil da região participaram de um treinamento de Capacitação em Primeiros Socorros.


Realizada nesta terça-feira (24), a atividade é uma iniciativa do setor de Responsabilidade Social da Unimed Vale do Aço em parceria com o 5° Pelotão Corpo de Bombeiros.


O evento foi realizado no auditório do Hospital Metropolitano Unimed - HMU, em Coronel Fabriciano.


Com a participação de 42 pessoas, o treinamento contou com a presença da Fundação Comunitária Fabricianense/Cidade do Menor (Funcelfa) de Coronel Fabriciano, Educandário Família de Nazaré (EFAN) de Ipatinga, Instituição de Acolhimento Ágape, também de Ipatinga; e Lar das Meninas Jesus de Nazaré de Timóteo.


O gerente de RH, Fernando Borel, agradeceu a participação de todos e falou sobre a importância da capacitação.


“Essa parceria entre Unimed e o Corpo de Bombeiros reforça o compromisso da Cooperativa com ações de responsabilidade social. A gente fica feliz em poder levar para aos responsáveis das instituições, um treinamento com um conteúdo tão importante”, destacou o gerente.


Conduzido pelo bombeiro militar, o soldado Nivaldo Martins Júnior, o treinamento focou em eventuais acidentes que podem ocorrer dentro das entidades, como queimaduras, engasgo, e obstrução de vias aéreas, lesões e fraturas, quedas, e as técnicas de primeiros socorros a serem utilizadas em cada uma das situações.


“Saber como agir em situações de emergência, como em acidentes dentro ou fora de casa, é essencial para a organização do atendimento pré-hospitalar e até evitar consequências mais graves. Mesmo após o acionamento do Corpo de Bombeiros ou do SAMU, o conhecimento breve de primeiros socorros pode fazer a diferença nos minutos que antecedem o atendimento profissional”, pontuou o bombeiro militar.


Além da parte teórica, a capacitação contou com atividades práticas. Para Miriam Fernandes, da Instituição de Acolhimento Ágape, o treinamento orienta no trato diário diante de sintomas e sinais de alguma anormalidade.


“Lidamos com crianças e adolescentes que estão sujeitos a todo tipo de acidente. Participar dessa atividade nos auxilia nesse trato diário com nossos acolhidos e nos prepara para situações de urgência e emergência que podem ocorrer. Além disso, dá credibilidade a nossa instituição e a nós, enquanto profissionais”, afirmou.


Kelly Alcântara, Assistente Social da Unimed Vale do Aço, reforçou o papel da capacitação para as entidades.


“Tal demanda esta preconizada no plano nacional de promoção, proteção e defesa do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar e comunitária, que prevê realizar capacitações, formação continuada para toda equipe, habilidades práticas e estratégias de trabalho para garantir a qualidade do trabalho desenvolvido”, conta Kelly.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page