CAU/BR Lança Livro que propõe caminhos sustentáveis para o Desenvolvimento Urbano
- Fernand Lodi
- há 10 minutos
- 2 min de leitura

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lançou, no dia 14 de outubro, o livro “CAU na COP30 – Contribuições da Arquitetura e Urbanismo para uma Transformação Ecológica de Desenvolvimento”.
O lançamento ocorreu durante o 5º Encontro das Comissões de Política Urbana e Ambiental dos CAU/UFs e do CAU/BR, realizado em São Luís (MA).
O livro é resultado do projeto estruturante chamado “Amazônia Legal: CAU na COP 30”, da Comissão Especial de Política Urbana e Ambiental do CAU/BR.
O projeto, desenvolvido exclusivamente na atual gestão do Conselho, teve a conselheira federal Carla Tames (RO), coordenadora da CPUA, como relatora.
Além da conselheira, o projeto também contou com a participação de todos os conselheiros federais integrantes da CPUA: Teresinha da Silva Melo (AC), coordenadora-adjunta; Graciete Guerra da Costa (RR); Luciana Schenk (SP); Lana Jubé (GO); Ricardo Mascarello (SE); e Jeanne Versari (PR). A curadoria ficou sob responsabilidade da conselheira federal Leila Marques (RJ).
Com a proximidade da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o livro é uma oportunidade para refletir sobre contribuições críticas e propositivas da arquitetura brasileira para o debate climático internacional.
A obra reúne resultados de oficinas realizadas pelos CAU/UFs ao longo de 2024.
Durante a Conferência Internacional CAU 2025, realizada em d 4 a 6 de setembro deste ano, os conselheiros federais da CPUA-CAU/BR conversaram com convidados e reuniram frases de arquitetos e urbanistas do Brasil e do mundo.
A seleção dessas mensagens também foi inserida no livro. “O livro contém vozes e direcionamentos de arquitetos e urbanistas para repensarmos tudo o que está sendo feito com o nosso planeta”, explica a conselheira federal Carla Tames.
Ao longo dos capítulos, o leitor pode acompanhar ensaios e propostas de práticas e diretrizes que devem ser adotadas pelo Legislativo, aplicadas pelo Executivo, cobradas pelo Judiciário e monitoradas pela sociedade.
“São olhares diversos, ancorados em experiências locais e regionais, mas atentos à urgência do contexto planetário”, explicaram as conselheiras Tames e Marques no prefácio da obra.
O livro foi lançado no Maranhão, um dos estados da Amazônia Legal. O lançamento contou com o apoio do presidente do CAU/MA, Hermes Fonseca, e o conselheiro federal Marcelo Machado (CAU/MA).