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  • Foto do escritorFernand Lodi

CENIBRA investe no combate à discriminação de pacientes da Covid-19



Os vídeos fazem parte dos esforços da CENIBRA na manutenção de um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos


Em época de isolamento social, a desinformação tem gerado situações constrangedoras para quem se contaminou com a Covid-19 e assustado quem não se contaminou.


Afinal, o medo da reação dos outros faz com que as pessoas com sintomas da doença escondam seu verdadeiro estado de saúde e não procurem atendimento médico, ajudando a propagar o vírus pela sociedade.


Por isso, a CENIBRA investe em materiais educativos para a conscientização dos empregados e da população em geral.


Nesta semana, a Empresa lançou um vídeo para conscientizar as pessoas de que o medo exagerado de contrair o novo coronavírus pode comprometer a saúde mental e causar estresse, pânico, ansiedade e fobia.


O vídeo esclarece que nem sempre o medo é sinal de fraqueza ou covardia. Muito pelo contrário, é uma reação natural e involuntária com a qual todos convivem ao longo da vida.


“O medo está diretamente ligado ao nosso instinto de sobrevivência, sendo um sentimento importante para evitar situações de risco e garantir a nossa segurança. No entanto, quando em doses exageradas, o medo faz o perigo parecer maior do que é e torna-se um sentimento desesperador”, explica.


Divulgado nas redes sociais da Empresa (Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube), o vídeo traz dicas sobre como preservar a saúde mental em tempos de pandemia, tais como: ser otimista; evitar o excesso de notícias; manter contato com pessoas próximas por meios eletrônicos; procurar a ajuda de profissionais especializados.


Quem conhece alguém que está com sintomas gripais, como tosse, febre, coriza, dor de garganta ou dificuldade de respirar e sentir cheiros, deve manter a calma e orientar a pessoa a procurar ajuda médica e evitar contato físico com outras pessoas.


“Em caso de diagnóstico positivo para o coronavírus, não discrimine a pessoa nem faça com que ela se sinta culpada. Nessas horas, o importante é demonstrar solidariedade e compaixão”, orienta.


Primeiro caso


Recentemente, a Empresa divulgou um vídeo para contar a história de Nelson Silva Márcio, morador de Açucena e trabalhador florestal que foi o primeiro caso de um empregado da CENIBRA diagnosticado com coronavírus.


No vídeo, Nelson relata como foi o apoio dado pela Empresa. “Eu fui tratado como se fosse um familiar da CENIBRA mesmo, porque eu tive todo o apoio.


Eles sempre me telefonavam, procurando saber se eu estava precisando de alguma coisa. Eu não me senti abandonado”, explica.

Todo empregado da CENIBRA que retorna de férias é submetido ao teste rápido de Covid-19 antes de iniciar a jornada de trabalho. Em caso positivo, ele é colocado em quarentena e recebe o acompanhamento médico necessário para ter uma recuperação segura e tranquila.

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