top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Centro Cultural Usiminas recebe Master Class da Orquestra de Câmara do Vale do Aço



Centro Cultural Usiminas recebe Master Class da Orquestra de Câmara do Vale do Aço para estudantes de Ipatinga


Evento reuniu professores das Orquestras Filarmônica e Sinfônica de Minas Gerais e músicos do Vale do Aço e encerrou com Concerto realizado no Teatro do Centro Cultural Usiminas

Formação gratuita em música clássica, marcou um encontro especial promovido pela Orquestra de Câmara do Vale do Aço, que é patrocinada pela Usiminas e apoiada pelo Instituto Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.


Na última quarta (20/4), o Centro Cultural Usiminas recebeu o Master Class de Orquestra, com professores convidados de Belo Horizonte, para ministrar aulas coletivas aos músicos da região, direcionada a alunos e professores de música da rede pública de ensino de Ipatinga.


As aulas de instrumentos de corda de orquestra (violino, viola e violoncelo) aconteceram no Teatro do Centro Cultural Usiminas, no palco e salas de ensaio, e foram ministradas por professores e músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Elias Barros (Violino), Lucas Martins de Barros Santos (Violoncelo) e William Branham Martins de Barros (Viola/violino).


No conteúdo os professores exploraram temas como exercícios de técnica de mãos no instrumento, postura corporal, trabalho em grupo, afinação e outros pontos específicos para a formação do músico.


A aluna Bianca Fernandes Ramos participou do Master Class com intuito de aprender e corrigir parte de seu aprendizado em violino que não foram bem desenvolvidas.


Segundo ela, “ter um outro ponto de vista, com professores diferentes e com outra experiência, ajuda muito na percepção de pequenos detalhes nas execuções de músicas. É uma oportunidade incrível que recebemos para crescermos como profissionais da música”.


Adrian Pablo dos Santos Oliveira Mendes estava na turma de viola e buscava orientações para “destravar” a técnica na forma de tocar.


“Só tenho a agradecer por tudo que aprendi aqui hoje. A atenção dos professores e a visão deles sobre o modo de tocar de cada aluno nos ensinou muito. Saio daqui com muito mais segurança para tocar”, comentou o aluno.


Lucas Martins de Barros Santos, integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais integrou o time de professores e falou sobre a importância de trazer para o Ipatinga um Master Class com este nível de aprendizado.


“Eu vivo da música e sei o quanto ela é transformadora tanto pessoalmente quanto socialmente. Dar essa oportunidade para alunos da rede pública da cidade eleva o nível dos futuros profissionais daqui. Estou orgulhoso de fazer parte dessa iniciativa e poder compartilhar a minha experiência”, finalizou.


Concerto


E como parte das atividades do Master Class, na noite dessa quarta, o público foi contemplado com um concerto da Orquestra de Câmara do Vale do Aço, regido pelo maestro Vinícius Saturnino Chaves, com a participação de alguns alunos selecionados e os músicos da capital, executando as obras Sinfonia 40 e a serenata noturna Eine Kleine Nachtmusik de Mozart, e ainda, a Sinfonia nº 08 de Schubert, conhecida como Sinfonia Inacabada.


Também participaram como convidados no concerto: Priscila Martins Viana Vieira (Trompa), integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; Alexandre Martins de barros (Oboé), também da família Barros e integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais; e Pedro Paulo Parreiras Emilio (Fagote), integrante da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais.


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page