• Fernand Lodi

Circuito Comunidade leva Concerto de Natal para bairros de Ipatinga



Oficinas de artigos natalinos integram a programação de dezembro do Instituto Usiminas


Dezembro chegou trazendo o clima natalino para a programação do Instituto Usiminas. E para celebrar o mês do Natal, o Circuito Comunidade levará um concerto itinerante pelas ruas de alguns bairros de Ipatinga, com a Orquestra de Câmara Vale do Aço.


A primeira apresentação será no próximo domingo (06/12), das 9h às 11h, pelos bairros Nova Esperança e Vila Formosa.


O Circuito Comunidade - Concerto de Natal será apresentado por dois músicos integrantes da Orquestra de Câmara Vale do Aço, a cada domingo, com músicas instrumentais típicas do período.


O público já contemplou shows de música instrumental da Orquestra no Circuito Comunidade realizado em homenagem ao Mês das Mães, em maio deste ano, quando o Instituto Usiminas lançou a iniciativa.


A cada mês, o Instituto Usiminas propôs uma atração diferente, sempre alusiva às datas comemorativas. Em junho, foram as contações de histórias relacionadas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em junho; e o sertanejo raiz pelo Arraial Julino.


No mês dos pais, as atrações foram de rock instrumental e chorinho. Os domingos de setembro foram encantados por performances sobre a primavera e outubro foi em homenagem aos 58 anos da Usiminas.


Em novembro, a programação foi dedicada ao mês da Consciência Negra, com o show de canções de artistas e compositores negros.


Desde maio circulando por Ipatinga, o Circuito Comunidade já chegou a quase 30 mil moradores, de 40 bairros da cidade. A iniciativa integra o programa Em Casa com o Instituto Usiminas, que é patrocinado pela Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Natal no Em Casa


O clima de Natal também está presente nas atrações do Em Casa com o Instituto Usiminas. Ao longo do mês, serão disponibilizadas oficinas que ensinam a fazer adornos para decoração de natal.


Na última quarta-feira (02/12), a professora de arte japonesa Yoshiko Honda mostrou como fazer uma árvore de natal na oficina de Origami e Kirigami Natalino. O vídeo está disponível no IGTV do Instagram e no Facebook do Instituto Usiminas.


Outra sugestão para decorar a casa será apresentada, nesta sexta-feira (04/12), na oficina de Velas Decorativas para o Natal, com o cenógrafo Joab Sangi.


A oficina irá abordar todos os processos de criação de uma vela, desde os materiais até a composição no ambiente a ser decorado. Com proposta de reaproveitamento, a oficina pretende utilizar materiais que temos em casa, como vidros, copos e embalagens.


A programação virtual será disponibilizada pelas redes sociais do Instituto Usiminas, pelo Facebook (https://www.facebook.com/institutousiminas) e Instagram (@institutousiminas).