Comitê de Cultura de Minas Gerais amplia ações formativas e culturais no Vale do Aço
- Fernand Lodi
- 8 de nov.
- 3 min de leitura

Iniciativas do Comitê promovem formação, articulação e protagonismo comunitário; grupos e artistas podem se inscrever para tutorias até dia 12
O Comitê de Cultura de Minas Gerais, por meio do Hibridus Ponto de Cultura, segue movimentando o cenário cultural do Vale do Aço com uma série de ações formativas e artísticas, como parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), do Ministério da Cultura.
As iniciativas dos meses de outubro e novembro têm aproximado artistas, coletivos, universidades e comunidades, reforçando o papel da cultura como força de transformação social e política.
A ação mais recente convida OSCs, coletivos, artistas e fazedores de cultura a se inscreverem em seleção para Tutoria em Gestão e Comunicação.
A iniciativa é voltada para o fortalecimento das organizações culturais e para o desenvolvimento de estratégias de planejamento, gestão e comunicação, buscando fortalecer a base cultural do território e estimulando a autonomia e a sustentabilidade de quem atua diretamente nas comunidades.
Os grupos, coletivos e artistas interessados podem se inscrever pelo formulário que está na bio do perfil do Comitê de Cultura de Minas Gerais no Instagram (@comitedeculturamg).
As quatro propostas selecionadas receberão assessoria e apoio técnico, passando por temas como elaboração de projetos, prestação de contas, organização estrutural e comunicação com o público.As inscrições estão abertas de 6 a 10 de novembro. O resultado será divulgado no dia 12 de novembro pelo perfil do Comitê.
Ações já realizadas
Outra importante ação recente do Comitê foi sua participação na Semana de Ciência e Tecnologia, no CEFET-MG Campus Timóteo, que trouxe o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
As ações incluíram a roda de conversa “Tecendo Futuros: Cultura, Natureza e Tecnologia em Diálogo”, mediada por Humberto Oliveira, e a manifestação artística “Borbulhinhas Barulhentas”, com o Grupo Farroupilha.
Já a oficina “Experimentos Criativos”, ministrada por André Rissi, propôs jogos e exercícios de criação colaborativa e integrou a Acuenda, manifestação artística pautada pela diversidade de gênero.
Destacaram-se ainda a roda de conversa “Cartografias do Sentir: Arte, Raça e Saúde Mental”, mediada pela psicóloga Raisa Soares Souza, com participação de Camila Mendonça, abordando as intersecções entre arte, saúde e questões raciais, em parceria com a faculdade Anhanguera, em Ipatinga.
Em paralelo, dentro da programação do Mês da Consciência Negra, o Comitê de Cultura integrou o EncontrArte Negro – Roda das Pretas, em Coronel Fabriciano, com duas atividades voltadas à valorização da mulher negra e de seus saberes ancestrais. A Oficina de Cerâmica “Arte e Vida”, ministrada por Ilza Helena da Silva (Lelena) e a roda de conversa “Cuidado Ancestral: Saúde Mental e (Re)Existência da Mulher Negra”, mediada por Eliane Ferreira de Souza, discutiram as práticas de autocuidado e resistência das mulheres negras, reafirmando o poder da arte e da memória como instrumentos de cura e afirmação.
Por meio de sua atuação, o Comitê de Cultura de Minas Gerais reafirma seu papel como promotor de redes de colaboração entre artistas, gestores e instituições, fortalecendo o protagonismo da cultura nos territórios e contribuindo para a construção de um futuro mais diversos, inclusivo e sustentável.
Sobre Comitê de Cultura de MInas Gerais
O Comitê de Cultura de Minas Gerais é parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), promovido pelo Ministério da Cultura (MinC), do Governo Federal. O programa visa a ampliar o acesso e a participação popular nas políticas públicas de cultura.
Em Minas Gerais, a articulação do Comitê de Cultura é feita por quatro Organizações da Sociedade Civil (OSCs): AIC - Agência de Iniciativas Cidadãs (Belo Horizonte), Associação Carla Rosa (Viçosa), Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (Araçuaí) e Espaço Hibridus Ponto de Cultura (Ipatinga). Para contribuir na democratização das políticas culturais, essas organizações são responsáveis por desenvolver atividades de mobilização, formação, apoio a projetos e parcerias e comunicação.
Serviço:
Tutorias e Mentorias do Comitê de Cultura de Minas Gerais em Ipatinga
Inscrições: 5 a 10 de novembro
Link: Tutorias e Mentorias do Comitê de Cultura
Resultado dos selecionados: 12 de novembro
Informações: 31 997051584
















































































