• Fernand Lodi

Comunicado Aperam South America | Deslizamento no bairro Cruzeirinho



Devido ao grande volume de chuvas na cidade de Timóteo nos últimos dias, um trecho da calçada da Avenida Acesita com a Avenida Dr. Tadeu Damásio dos Reis, próximo à rotatória do bairro Cruzeirinho, cedeu, comprometendo a passagem de pedestres pelo local, conforme já noticiado pelos veículos de imprensa.


A área, que integra o terreno da Aperam South America, foi sinalizada nesta segunda-feira (10) pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, responsável pela interdição da via e pelas intervenções de infraestrutura necessárias.


A Aperam South America informa que recebeu notificação da Prefeitura Municipal de Timóteo, no dia 16/12/2021, solicitando a vistoria da área, devido a uma erosão que estava se formando na escada dissipadora de drenagem de água pluvial que recebe água dos bairros próximos.


Conforme solicitado, a vistoria foi realizada no dia 28/12/2021, constatando-se que a erosão se devia ao entupimento de um bueiro na área de fundos do vale de propriedade da Prefeitura, que recebe o escoamento do córrego Timotinho, formando um transbordamento da margem do córrego e, consequentemente, erodindo a terra na base do barranco, já no terreno da Aperam.

Esse bueiro passa por baixo da Avenida Acesita com Rua 128, adentrando no interior da planta industrial da empresa, que tem a extensão de aproximadamente 1,5 km, e sua saída fica na Avenida Emalto, próximo à ponte nova de acesso a Coronel Fabriciano, fora da planta industrial, desaguando no Rio Piracicaba.


Durante a vistoria, foi verificado que não havia obstrução no trecho localizado na parte interior da planta Industrial da empresa.


No dia seguinte (29/12/201), foi realizada uma varredura minuciosa com drone, em toda margem do córrego no interior da planta industrial, confirmando a ausência de obstruções e transbordamentos até o seu final.


O resultado da vistoria e os registros fotográficos obtidos com o drone foram encaminhados à Prefeitura Municipal de Timóteo, no dia 03/01/2022, por meio de ofício.


A Aperam South America tem a segurança como um valor inegociável.


A empresa orienta os seus colaboradores e a comunidade de Timóteo que evitem transitar pelo trecho mencionado, até a finalização dos reparos pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos, visto que o agravamento das chuvas eleva o risco de novos deslizamentos de terra.


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram