top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Dia de Cooperar: encontro define metas para 2019



Uma reunião entre gestores de quatro grandes cooperativas do Vale do Aço traçou os objetivos a serem alcançados para o projeto de responsabilidade social de 2019.


A ação, que tem a máxima “Atitudes simples movem o mundo”, envolve a Unimed Vale do Aço, Consul, Sicoob Cosmipa e Sicoob Vale do Aço.


Seguindo a proposta dos anos anteriores, serão realizadas atividades que disseminem os ideais do cooperativismo e da cidadania, pautados nos objetivos do desenvolvimento sustentável, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). Além do projeto, uma grande festa aberta para toda a família será realizada tradicionalmente no bairro Cariru, em Ipatinga.


Para 2019 o Dia C celebra 10 anos. Criado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais, a Ocemg, a iniciativa tem como foco difundir a cultura e valores cooperativista, disseminando os princípios de democracia, solidariedade, autonomia, interesse pela comunidade e a intercooperação.


“Poder reunir a Unimed Vale do Aço e outras três grandes cooperativas da região para celebrar os 10 anos do Dia de Cooperar é um marco. Há uma década praticamos a intercooperação, com a troca de saberes e experiências, voltadas sempre para o desenvolvimento da sociedade, colocando em prática os valores e princípios do cooperativismo”, afirmou Kátia Brito, assistente social da Unimed Vale do Aço.


Dia de Cooperar


O Dia de Cooperar (Dia C) foi criado pelo Sistema Ocemg, em 2009, com o objetivo de contribuir, por meio do voluntariado, com o desenvolvimento social das comunidades e transformar realidades, elevando a qualidade de vida das pessoas.


A campanha está alinhada com o 7º princípio cooperativista, interesse pela comunidade, e ao valor da responsabilidade social. Ao longo dos anos, outros estados aderiram à ideia, tornando o Dia C um grande movimento que expressa a força do cooperativismo em prol das transformações sociais.


O movimento conta, atualmente, com a participação de mais de 1 mil de cooperativas, distribuídas em todos os estados do Brasil, e é reconhecido mundialmente como o maior programa de voluntariado cooperativista do mundo.


Em 2018, em Minas Gerais, o Dia C reuniu 263 cooperativas, de 345 municípios, com cerca de 54 mil voluntários atuando em benefício de mais de 1 milhão pessoas. Além das iniciativas que são realizadas durante todo o ano, no primeiro sábado de julho as cooperativas celebram suas ações voluntárias em eventos que reúnem a comunidade, parceiros e cooperados.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page