top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Dia Mundial da Segurança do Paciente é lembrado no HMU



De forma lúdica, os palhaços do Grupo Expresso Graça percorreram os corredores do HMU falando sobre a importância da Segurança do Paciente


Celebrado nesta semana, o Dia Mundial da Segurança do Paciente convida os profissionais de saúde a se sensibilizarem para um atendimento seguro aos pacientes.


No HMU, uma ação em alusão a data foi realizada. A atividade foi idealizada pelo Núcleo de Segurança do Paciente da Unimed Vale do Aço.


A iniciativa contou com a participação dos palhaços do grupo Expresso Graça. Vestidos de doutores da alegria, eles percorreram os corredores do hospital informando, de forma lúdica aos colaboradores e beneficiários, a importância da Segurança do Paciente.


Segundo estimativa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), cerca de 134 milhões de eventos adversos ocorrem anualmente devido ao cuidado inseguro em hospitais de países de baixa e média renda, contribuindo para 2,600 milhões de mortes.


Já em países de alta renda, a estimativa é que um a cada dez pacientes sofra algum tipo de dano associado ao atendimento hospitalar. Entre os exemplos de eventos adversos que podem ocorrer estão quedas, falhas na identificação do paciente, erro na administração de medicamentos e até cirurgias realizadas em locais errados.


“Muitos pacientes são prejudicados por cuidados de saúde não seguros, resultando em sequelas e em alguns casos até mesmo a morte, e as falhas podem ocorrer em qualquer unidade onde o beneficiário é atendido.


Por este motivo, na Unimed Vale do Aço, constantemente realizamos ações e treinamentos para que nossos colaboradores realizem atendimentos seguros tanto para eles quanto para os beneficiários.


Contamos com processos rigorosos de segurança, que vão desde a entrada do paciente em nossas unidades até o momento da alta”, afirmou Karyne Oliveira Mello, Gerente Assistencial da Unimed Vale do Aço.


Um vídeo institucional, com depoimentos de cooperados e colaboradores da assistência, relatando os processos e técnicas de segurança aplicados na Unimed Vale do Aço, também foi produzido.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page