top of page

Diversidade é tema de espetáculo didático gratuito no Teatro Usiminas em outubro

Foto do escritor: Fernand Lodi
Fernand Lodi
há 6 minutos
2 min de leitura


No clima do mês das crianças, o Teatro Usiminas recebe, nos dias 7 e 8 de outubro, o espetáculo “Mexerica”, da Cia. Fusion de Danças Urbanas. Com sessões gratuitas às 9h e às 14h, a programação é voltada para escolas e comunidade e integra a Série Espetáculos Didáticos, iniciativa anual que utiliza a arte-educação como ferramenta de formação, inclusão e acesso à cultura.


Realizada pelo Instituto Usiminas, com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Projetos Culturais, a série reúne atividades gratuitas, diversas e acessíveis a diferentes públicos.


Os agendamentos para as sessões de outubro devem ser feitos pelo WhatsApp da Ação Educativa do Instituto Usiminas, no número (31) 98437-3330. O espetáculo conta com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e audiodescrição, mediante solicitação prévia.


Mexerica acompanha a história de uma gatinha dançante e curiosa, mas um tanto ressabiada. Ao lado da amiga Sardinha, ela conhece um mundo novo, onde cachorros e gatos do Hip Hop, um pássaro B.Boy e uma coelhinha surda mostram que conviver com as diferenças pode ser uma experiência divertida e enriquecedora.


O espetáculo aborda temas como diversidade, respeito às diferenças e amizade. A pesquisa realizada pela companhia para desenvolver o trabalho busca aproximar a cultura Hip Hop e a dança cênica do público infantil, que ainda é menos contemplado por essas linguagens do que o público adulto.


Outra característica de Mexerica é a trilha sonora integralmente original, a primeira produzida pela companhia especificamente para esse espetáculo.


Elaborada pelos artistas e irmãos Isadora Rodrigues e Matheus Rodrigues, parceiros da Cia. Fusion de Danças Urbanas desde 2013, a trilha combina ritmos urbanos e africanos, como breakbeat, funk e afro-house, com instrumentos tradicionais de Minas Gerais, como a viola caipira, além de melodias que remetem ao universo infantil.


Tayná Vieira, gerente sênior de Relações Institucionais e Comunidades da Usiminas, convida a comunidade do Vale do Aço a participar da programação. “A Série Espetáculos Didáticos é mais uma atividade do Instituto Usiminas que visa contribuir para a educação por meio da arte. Tenho certeza de que quem vier ao Teatro Usiminas vai se divertir, se emocionar e refletir sobre a importância da inclusão social nos ambientes onde estamos inseridos”, frisa.


Serviço

Série Espetáculos Didáticos – Mexerica

Data: 7 e 8 de outubro

Sessões: 9h e 14h

 
 
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram

ESSENCIAL AR

FERNADO LODI - FOTO ELVIRA NASCIMENTO (8) (1)_edited.jpg

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

31 988543133

bottom of page