top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Enyály Poletti lança seu primeiro livro infantil



A publicitária Enyály Poletti convida a todos para embarque imediato em uma viagem pelo campo da astronomia. Trata-se da primeira aventura de Lara e seu gatinho Newton, numa viagem imaginária para desbravar o sistema solar.


A jornada pelo espaço começa no dia 14 de dezembro, às 19h30, no facebook.com/enyaly.poletti, com o lançamento do livro infantil O Céu, o Sol e os Planetas, escrito e ilustrado por Enyály.


Viabilizado pela Lei Emergencial da Cultura – Lei Aldir Blanc, a edição do livro foi aprovada no Fundo Municipal de Cultura de Ipatinga, por meio do chamamento público 002/2020 - Edital José Lopes Sobrinho.


O principal objetivo do projeto é de trazer informações sobre o universo para o mundo infantil e assim aproximar as crianças do conhecimento científico pelo campo da astronomia.

A proposta é promover a reflexão e o debate sobre a ciência, tendo como conteúdo o cosmo, estimulando a curiosidade inerente a toda e qualquer criança.


A autora


Enyály Poletti é formada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde também cursou dois anos de Artes Plásticas.


É especialista em Marketing e Gestão de Informação pelo Centro Universitário do Leste de Minas (Unileste/MG). Foi diretora de Arte da VCS Propaganda por 25 anos.


Suas primeiras incursões na literatura foram como ilustradora dos livros infantis O Gatinho Azul, de Edvalter Teixeira, Cozinha das Histórias, de Oswaldina de Oliveira e O Pequeno Triângulo, de Andréia Moreira.


Já desenvolveu inúmeros projetos gráficos para livros, entre eles o projeto Contos Locais que inclui algumas ilustrações. Também atuou na criação de cenários e figurinos para teatro e musicais, entre outras iniciativas artísticas.


O Céu, o Sol e os Planetas é sua primeira obra autoral. O volume traz informações básicas sobre o sol e os planetas que conhecemos e tem como objetivo despertar o interesse das crianças sobre curiosidades do universo, entre elas como são os dias e o ano em outros planetas e muito mais.

O livro integra o projeto Mirando o Céu, iniciativa da autora que busca apresentar o fantástico mundo da ciência para as crianças. “Com uma abordagem divertida, buscamos estimular a curiosidade e a imaginação dos pequenos com conteúdos sobre astronomia,” destaca Enyály.


A autora é apaixonada pelo tema e um de seus inspiradores é Carl Sagan. Segundo Sagan as crianças são naturalmente cientistas, apenas ainda não possuem habilidades para desenvolver o conhecimento necessário.


Dotados de curiosidade quase insaciável, elas têm características em comum com cientistas, como a curiosidade e a imaginação.


O lançamento do livro acontece de forma virtual, pelo facebook da autora - facebook.com/enyaly.poletti. Conforme previsto no Chamamento Público, 90% da tiragem será destinada gratuitamente a entidades e organizações públicas, como forma de democratizar o acesso. A obra também está disponível em e.book e pode ser acessada no link http://mirandooceu.com.br/wp-content/uploads/2020/12/o-ceu-o-sol-os-planetas-ebook-1.pdf.

A realização deste projeto tem a chancela da Secretaria Estadual da Cultura / Ministério do Turismo, Fundo Municipal de Cultura de Ipatinga, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Ipatinga e Prefeitura Municipal de Ipatinga.


Contatos: Enyály Poletti (31) 999032877


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page