• Fernand Lodi

Escultura de Carlos Drummond volta ao seu local de origem



A PMT reinaugurou a escultura Carlos Drumond, em bronze, assinada pela artista visual Ângela Ataíde na fachada da Biblioteca Municipal de Timóteo, que também recebeu pintura interna e externa, continuando a edificação sem impacto na paisagem urbana. Um prédio comum e sem pretensões arquitetônicas dos novos tempos.


A Biblioteca Pública Municipal Raquel Pacífico Drumond esteve em festa na noite de sexta-feira, 15 de março, com a entrega oficial da escultura em bronze de Carlos Drummond de Andrade e das obras de restauração e pintura realizadas naquele espaço público.


Mesmo com a forte chuva que caiu no município, a biblioteca inúmeros convidados para a solenidade que contou com encenação teatral, apresentação musical, apresentação do hino nacional à capela e fala das autoridades.


A cerimônia foi conduzida pela coordenadora da biblioteca Eva Eulália Teixeira que agradeceu a presença de todos, aos parceiros que ajudaram a viabilizar o evento e aos escritores da região.



Ela fez também um agradecimento especial a artista plástica Ângela Athaíde, idealizadora da escultura de Carlos Drummond de Andrade e também responsável pela sua restauração.


As apresentações artísticas tinham como temas o poeta de Itabira, Minas Gerais, a estrada de ferro, entre outras, e contou com a apresentação da peça “Zé Vagão da Roda Fina e sua Mãe Leopoldina”.


A parte musical ficou a cargo da jovem cantora Brisa e pelo cantor e compositor Roberto José. Após as apresentações eles foram homenageados pela direção da biblioteca. Também foi declamada uma poesia de Drummond pela professora Kakau.


“Foi uma alegria contar com a presença de pessoas do meio artístico-cultural da nossa cidade e região; pessoas especiais que marcaram e continuam marcando as páginas culturais da nossa história”, citou a coordenadora da biblioteca. Na sua opinião, o retorno da escultura de Carlos Drummond de Andrade ao seu local de origem tem um significado importante para a cultura de Timóteo.


Para o vice-prefeito e secretário de Educação, José Vespasiano Cassemiro, o Professor Vespa, a solenidade realizada na biblioteca resgatava um pouco da história de Timóteo e também reafirmava compromisso da atual gestão com a cultura da cidade.


“O retorno da escultura de Carlos Drummond de Andrade era um compromisso que assumimos e que se tornou realidade. Isso demonstra o comprometimento que temos com a nossa história e de que vamos continuar trabalhando pela nossa cidade”, citou.


O prefeito Douglas Willkys, por sua vez, declarou que o momento na biblioteca era muito especial para todos. Há 6 anos a estátua estava guardada no almoxarifado depois de sofrer atos de vandalismo que arrancaram uma das pernas da escultura.

“O valor gasto para restaurar a escultura e trazê-la de volta ao seu local de origem é muito pequeno diante da grandiosidade e significado deste momento”, citou o prefeito, referindo-se ao reencontro de pessoas ligadas à cultura de Timóteo.


O município investiu R$ 40 mil na restauração da escultura e nas obras de revitalização com pintura interna e externa do prédio da biblioteca.


Ele também enfatizou que a solenidade reacendia o seu sonho de ver Timóteo voltar a ser um grande polo cultural. Para transformar esse desejo em realidade, Douglas lembrou que nos poucos meses da sua gestão foi reativado o Conselho Municipal de Cultura, o que permitirá ações efetivas para o desenvolvimento de projetos na área cultural.

ESSENCIAL AR

"Arte é a Prática da Verdade, do Bem e do Belo, ou seja, Ética, Filosofia e Estética em todos os Âmbitos da Vida"    Massararu Taniguchi/Filósofo Japonês

Telefone Contato

31 988543133

email de contato
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram