top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

“Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar”



9ª sessão virtual dos Los Películas


O documentário “Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar”, dirigido por Marcelo Gomes, que teve sua estreia em fevereiro de 2019, na 69ª mostra Panorama do Festival de Berlim e, em abril do mesmo ano, recebeu menção honrosa do júri oficial e foi considerado melhor filme pelo júri da Associação Brasileira de Críticos de Cinema na 24ª edição do Festival É Tudo Verdade, foi o escolhido na enquete lançada pelo Cineclube Los Películas, em sua página no facebook, para a nona sessão virtual, que acontece no próximo sábado, 22 de agosto, a partir das 21h, pelo meet google (https://meet.google.com/tgw-uwyz-zva ).


O documentário se passa na cidade de Toritama, considerada a capital nacional do jeans, que fica no agreste de Pernambuco. Com uma população estimada em 45.000 habitantes, a cidade possui mais de 3.000 empresas de confecção, cerca de 50 lavanderias industriais e é responsável por 15% da produção nacional de jeans.


Os proprietários destas fábricas trabalham sem parar em todas as épocas do ano, exceto o carnaval: quando chega a semana de folga eles vendem tudo e rumam para as praias, em busca de merecido descanso.


Marcelo Gomes, diretor do filme, visitava a cidade nos anos 1980 junto com seu pai. Ficou surpreso ao descobrir que a pequena comunidade rural de sua infância, vive em função da indústria têxtil com rotinas de trabalho tão intensas.


Em entrevista ao jornal O Globo, Gomes destaca: “o que temos em Toritama é uma situação complexa e que não queria vitimizar ninguém com o documentário. Seu interesse era de ouvir os desejos e os sonhos dessas pessoas que se apegam à ideia da autonomia, de ser o próprio patrão, sem perceber que estão sendo escravizadas por elas mesmas. É um filme que expõe a farsa do neoliberalismo. Fala de um Brasil que ninguém conhece. Toritama é uma China com um Carnaval no meio. ”


Sessão virtual


A última sessão presencial do Los Películas aconteceu em 09 de março, na Câmara Municipal de Ipatinga, quando o Cineclube foi agraciado pela casa com uma Moção de Aplausos, pelos cinco anos de exibições que o grupo vem promovendo de forma gratuita na cidade.


O reconhecimento, de autoria da vereadora Lene Teixeira (PT), foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo.


As sessões virtuais tiveram início em 06 de abril, bem no início do isolamento social. “Sons do Silêncio”, “O Poço”, “A Sun” e “A Vida Invisível” foram alguns dos títulos assistidos e debatidos.


Neste formato os filmes são previamente definidos e podem ser assistidos a qualquer momento.


Os debates são programados para um dia específico e são coordenados pelos curadores do cineclube Márcio Castro, Beto Oliveira, Camila Mendonça, David Romeros, Andréz Gonzales, Gildásio Mendes, Enyaly Polleti e Marilda Lyra.


Para a sessão de sábado (22) o documentário está disponível na plataforma Netflix e o bate papo será realizado pelo meet google a partir das 21 horas.


Serviço:


9ª Sessão Virtual Los Películas Cineclube

Dia 22 de agosto, 21 horas

Estou Me Guardando Para Quando o Carnaval Chegar

86′ / BRASIL / 2019 / documentário

Classificação Indicativa: 10 anos

Link para sala de bate papo: https://meet.google.com/tgw-uwyz-zva


  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page