top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

“Eu ajudo na lata” chega a Unimed Vale do Aço



Promover a acessibilidade e a sustentabilidade de um jeito simples. Essa é a máxima do projeto “Eu ajudo na lata”. A Unimed Vale do Aço iniciou esse projeto no mês de abril.


A campanha visa arrecadar lacres de latas de alumínio e o valor adquirido com a revenda será revertido em cadeiras de rodas ou outro tipo de item que proporcione maior acessibilidade de pessoas com deficiência, como bengalas, aparelhos auditivos, entre outros.


O projeto foi desenvolvido pela Unimed Brasil e se espalhou por sedes das cooperativas em todo o país. Desde o seu lançamento, o “Eu Ajudo na Lata” já arrecadou mais de 50 toneladas de lacres e entregou mais de 450 itens de acessibilidade.


Acorrente solidária promove a integração entre colaboradores, cooperados, comunidade, e fortalece o relacionamento com fornecedores e clientes.


Isso porque além da própria equipe da Unimed Vale do Aço se empenhar em juntar os anéis das latinhas de alumínio em suas casas, parceiros da singular também se envolveram na ação.

Como é o caso da lanchonete “Só Sucos” no HMU e dos restaurantes parceiros da cooperativa em Ipatinga.


Kátia dos Anjos, assistente social da Unimed Vale do Aço, explicou de que forma os lacres se transformam em itens de locomoção.


“A arrecadação dos anéis das latinhas de alumínio é feita e após isso eles são vendidos. O valor conquistado é revertido em itens que oportunizem mais acessibilidade às pessoas com deficiência. Com o dinheiro arrecadado, vamos comprar cadeiras de rodas, banho ou bengalas que serão doadas para colaboradores ou seus familiares. E caso não haja demanda pra isso, doamos a entidades da região”, informou.


A assistente social ainda esclareceu que indiretamente, a iniciativa ajuda outras pessoas. “Para a compra dos itens de locomoção, são necessários cerca de 80 quilos de lacres, o que equivalem a aproximadamente 140 garrafas PET de dois litros cada. Não vamos recolher as latas porque elas são renda de outras pessoas, como os catadores de materiais recicláveis.


Então ao ajudar, cada um de nós pode juntar os anéis em uma garrafa e as latinhas em sacolas, e posteriormente doá-las a quem as recicla. Dessa forma estamos desempenhando nosso papel como cidadãos que cuidam dos outros e o meio ambiente”, acrescentou Kátia dos Anjos.


Na Unimed Vale do Aço, colaboradores de todos os núcleos da cooperativa foram orientados sobre a campanha e se comprometeram a ajudar. Até o fim do ano, a expectativa é que muitos lacres de latinhas de alumínio se transformem em itens de locomoção.


Pontos de coleta:


Lanchonete “Só Sucos”

Hospital Metropolitano Unimed

Av. Rubens Siqueira Maia, 2030, Santa Terezinha – Coronel Fabriciano

Restaurante D’Cícero

Rua Ponte Nova, n°35, Centro – Ipatinga

Restaurante Cheiro Verde

Rua Nova Iguaçu, nº155, Veneza I – Ipatinga

Churrascaria Encantado

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page