top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Filó Incubadora Cultural e Flux Cia. de Dança Presta contas à Sociedade



A Filó Incubadora Cultural – Ponto de Cultura e Flux Cia. de Dança encerrou o ano de 2021 com a produção cultural intensa, por meio dos seus serviços de elaboração captação de recursos e prestação de contas através da Lei Aldir Blanc e Fundo Estadual de Cultura assessorou dezenas de agentes e entidades culturais da região do Vale do Aço que tiveram seus projetos culturais aprovados e por meio destes trouxeram para a região cerca de R$1.272.000,00 (Um milhão, duzentos e setenta e dois mil reais) para a realização de ações culturais que possibilitou a contratação de forma direta e indireta de 533 profissionais da cadeia produtiva do setor cultural.


O Coordenador Geral da Filó Incubadora Cultural – Ponto de Cultura, Carlos Passos, ressalta “Desde 2020, o setor cultural se viu desafiado como nunca como a pandemia o afetou mais que a outras áreas, com a aprovação da Lei Aldir Blanc permitiu que agentes culturais que já estava há mais de um ano com suas atividades interrompidas pudessem ter um respiro de sustento e também foi necessário alcançar agentes culturais que historicamente pouco se relacionavam com as políticas, incluindo aqueles que nunca tinham recebido apoio estatal para suas atividades. É interessante olhar também pela perspectiva da economia da cultura ao analisarmos que a Filó Incubadora Cultural uma única entidade de Ipatinga conseguiu viabilizar por meio de seus serviços de elaboração de projetos culturais e captação de recursos mais de um milhão e duzentos mil reais para o setor cultural da região do Vale do Aço, ou seja, o recurso não para só nos agentes culturais, vai também para o setor comerciário de transporte, alimentação, hotelaria, entre outros. Isso só prova como investir na Cultura é potente tanto para a produção de conhecimento cultural quando para a geração de economia geral de uma região.”


A Filó Incubadora Cultural – Ponto de Cultura e Flux Cia. de Dança por meio da Lei Aldir Blanc também realizou 06 projetos culturais de sua autoria, sendo:


Projeto Ponto de Cultura: Realizando a 1ª Mostra Cultural da Filó, exibição de vídeodança, bolsas para microprojetos e oficina de prestação de contas e projetos culturais.

Projeto Mercado Livre na Dança – 6ª Edição: Realizando apresentações de trabalhos de dança contratos de várias regiões do país.


Projeto Corpografias – 6ª Edição: Realizando apresentações de trabalhos culturais contratos.

Projeto 3º Cabaré Cultural da Filó: Realizando apresentações de trabalhos culturais contratos.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page