top of page
  • Foto do escritorFernand Lodi

Fundação Aperam Acesita promove encontro com representantes de projetos aprovados em 2021



A Fundação Aperam Acesita realizou encontros com as entidades que tiveram seus projetos aprovados no Edital de Projetos Sociais em 2021. Uma reunião foi promovida na cidade de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha; outra, em Timóteo, no Vale do Aço. A iniciativa teve como objetivo orientar os grupos sobre os convênios. Durante o evento, representantes das propostas receberam placas para identificação dos seus projetos, "um momento de diálogos entre o grupo, de rica troca de experiências", segundo relata o Presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

Ele explica que, após a aprovação dos projetos, as entidades recebem orientações para a implementação dos mesmos. "Sanamos as dúvidas dos cooperandos para que as iniciativas sejam executadas indo ao encontro do seu objetivo final”.


O Edital de Projetos Sociais, realizado pela Fundação Aperam Acesita, chegou à sua décima edição no final do ano passado. Nesse momento, 13 projetos foram aprovados, sendo 11 do Vale do Jequitinhonha e 2 do Vale do Aço, que estão sendo implementados neste ano, beneficiando grande parte da população.


Dentre os projetos aprovados no Vale do Jequitinhonha, está o Agulha Mágica, desenvolvido pelo Centro Social Mali Martin. “Por meio dessa iniciativa, ofertamos aos beneficiários conhecimentos sobre os equipamentos, técnicas e noções básicas de corte e costura e buscamos estimular o desenvolvimento de habilidades que favoreçam a sua inserção no mercado de trabalho. Outra ação é a qualificação dos grupos para confeccionar peças dos vestuários masculino e feminino, empregando máquinas apropriadas da área industrial”, conta o diretor da instituição, Ernani Geovani de Sousa.


O Agulha Mágica visa atender 30 adolescentes, jovens e adultos de 16 a 59 anos, vindos de famílias de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social, preferencialmente que não tenham profissão definida.


No Vale do Aço, um dos projetos aprovados foi o Teatro para bebês, desenvolvido pela DaMa Espaço Cultural. “Esse edital foi maravilhoso porque é um projeto que já estamos desenvolvendo há anos e tínhamos um desejo grande de realizar esse projeto aqui em Timóteo. O recurso disponibilizado pelo edital vai viabilizar a realização desse projeto embrionário e muito pouco desenvolvido no Brasil, sendo mais conhecido nos países da Europa que, há décadas, desenvolvem teatro para bebês”, explica Daniela Alves, diretora artística e atriz da DaMa.


Dez anos do Edital de Projetos da Fundação Aperam Acesita


Nesses últimos dez anos, o Edital de Projetos Sociais da Fundação Aperam Acesita contemplou mais de 100 projetos nas regiões do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha, beneficiando mais de 22 mil pessoas.

  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
  • Facebook
  • Instagram
bottom of page