Fundação Aperam e Aperam BioEnergia anunciam projetos selecionados no Edital Ambiental 2025
- Fernand Lodi
- 30 de jun.
- 2 min de leitura

Atividades iniciam neste mês de julho; 15 iniciativas receberão até R$ 20 mil e deverão ser executadas em até nove meses
A Fundação Aperam Acesita e a Aperam BioEnergia divulgaram o resultado da 5ª edição do Edital de Projetos Ambientais (2025).
Ao todo, 15 iniciativas de organizações sociais de cinco cidades do Vale do Jequitinhonha — Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha — foram selecionadas.
Cada projeto receberá até R$ 20 mil e será executado no prazo de até nove meses, com início a partir deste mês de julho.
Confira aqui os projetos contemplados
As propostas aprovadas contemplam, principalmente, temas como acesso e uso sustentável da água, além da valorização do artesanato local e geração de energia limpa.
O objetivo central do edital é apoiar ações com potencial de gerar impacto socioambiental positivo nas 44 comunidades situadas na área de influência da Aperam BioEnergia, promovendo o desenvolvimento regional, a conservação ambiental e a melhoria das condições de vida no território.
A primeira edição do edital ambiental foi lançada em 2021, tendo contemplado 5 projetos. De lá para cá, o número de iniciativas apoiadas triplicou.
Para Luiz Carlos Ribeiro Magalhães, presidente da Fundação Aperam Acesita, a realização de mais uma edição do edital reafirma o compromisso da Aperam com a sustentabilidade, o desenvolvimento local e o fortalecimento das comunidades do Vale do Jequitinhonha.
“Acreditamos que iniciativas como essa têm o poder de promover transformações concretas no território, ao estimular o protagonismo das organizações sociais e apoiar soluções que nascem dentro das próprias comunidades. É uma grande satisfação dar continuidade a esse trabalho, que conecta a atuação da Fundação com as reais necessidades locais, gera impacto positivo, valoriza o meio ambiente e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população”, destaca Luiz Carlos.
Responsabilidades e processo seletivo
As entidades contempladas deverão firmar convênio com a Fundação Aperam Acesita e seguir um cronograma de atividades e prestação de contas. Serão exigidos relatórios trimestrais e comprovação das ações realizadas.
Caso as normas estabelecidas não sejam cumpridas, o apoio poderá ser suspenso.
O processo seletivo contou com três etapas: análise documental, avaliação técnica por um comitê especializado e aprovação final pelo Conselho Diretor da Fundação.
Puderam participar organizações da sociedade civil sem fins lucrativos, com CNPJ ativo, documentação regular, atuação comprovada na área ambiental e propostas alinhadas aos valores da Fundação.
















































































